sábado, 25 de junho de 2016

Kilocore - o chip de mil processadores



Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, desenvolveram o primeiro microchip contendo 1.000 processadores programáveis ​​independentes, de acordo com um comunicado da instituição.

De acordo com os meios de comunicação, o KiloCore tem uma velocidade máxima de 1,78 trilhões de cálculos por segundo e contém 621 milhões de transistores.

"De acordo com nosso conhecimento, é o primeiro "chip" com 1000 processadores do mundo, bem como a frequência do clock de processador mais alta jamais projetada em uma universidade", disse o pesquisador Bevan Baas. Ele afirma que os  'chips' criados anteriormente, não ultrapassavam 300 processadores.

Os cientistas explicam que cada núcleo deste processador pode executar seu próprio programa independentemente dos outros, que "é uma abordagem fundamentalmente mais flexível" que a utilizada por outros processadores como os GPUs. Pelo fato de cada processador funcionar de forma independente, ele pode ser desligado por si só para economizar ainda mais energia quando não for necessário.

Em suma, a equipe garante que o "chip" é o processador de múltiplos núcleos de energia mais eficiente já registrado. Em conjunto, 1000 processadores podem executar 115 bilhões de operações por segundo, consumindo apenas 0,7 watts, o que é baixo o suficiente para ser alimentado por uma única bateria AA. Ou seja, ele executa as instruções de maneira 100 vezes mais eficiente do que um processador de laptop moderno.

RT-TV

COG - o humanoide quase perfeito

Tecnologias do futuro

Computador biológico