segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pagamento do PIS para nascidos em março e abril




Turquia ataca curdos na Síria

Da Agência Lusa
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, garantiu hoje (15) que a Turquia não vai permitir que os combatentes curdos da Síria conquistem a cidade fronteiriça de Azaz e ameaçou dar uma “resposta dura” caso avancem para a cidade.

“Não vamos permitir a queda de Azaz”, disse Davutoglu em declarações à televisão privada NTV e à agência de notícias Anadolu, a bordo de um avião oficial que voava para a Ucrânia.

“A posição da Turquia é clara: o YPG [Unidades de Proteção do Povo, braço armado do Partido da União Democrática (PYD) que representa os curdos da Síria] não devem cruzar o oeste do [rio] Eufrates e o leste de Afrin [região ocidental curda] em direção ao leste”, acrescentou.

Desde o fim de semana, a artilharia turca ataca posições das milícias curdas na Síria, insistindo se trata de uma resposta a disparos dos combatentes do YPG.

O primeiro-ministro turco qualificou as milícias curdas como “um óbvio instrumento da Rússia” e “peões da sua política de expansão”. Ele acusa a Rússia de utilizá-las “para fazer pressão sobre a Turquia”.

Texto completo no site da Agência Brasil

Pagamento do PIS para nascidos em março e abril

Da Agência Brasil
Os trabalhadores nascidos em março e abril podem sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir de amanhã (16). O saque pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem possui o Cartão do Cidadão também pode recorrer aos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Quem tem conta na instituição financeira só precisa aguardar o depósito do dinheiro, previsto para quinta-feira (18).

Texto completo no site da Agência Brasil

PMDB precisa da presidência de 2.018

O vice-presidente Michel Temer voltou a dizer hoje (15) que seu partido, o PMDB, “precisa ter” a Presidência da República em 2018, quando haverá eleição para escolher o sucessor da presidenta Dilma Rousseff.

Saiba Mais
PMDB quer disputar Presidência em 2018 com candidato próprio, diz Temer
“Nós temos novos prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, a presidência da Câmara [dos Deputados], a presidência do Senado, modestamente a Vice-Presidência da República. Nós temos poder político. O que nós precisamos é ter a Presidência da República em 2018″, afirmou o vice-presidente em discurso a peemedebistas em Belo Horizonte.

Após o discurso, Temer acrescentou, em entrevista coletiva, que “o tempo agora é do PMDB”, mas adiantou que não será o candidato do partido à Presidência da República em 2018.

Texto completo no site da Agência Brasil

Maior valorização da moeda chinesa

Da Agência Lusa
A moeda chinesa, o yuan, valorizou hoje (15) mais de 1% em relação ao dólar. Foi o maior aumento em mais de dez anos, após o Banco Central chinês ter rejeitado indícios de futuras desvalorizações.

Hoje, 6.4944 yuans valiam um dólar norte-americano, 1,14% mais do que em 5 de fevereiro, o último dia de negociação antes das férias do Ano Novo Lunar. A agência Bloomberg informou que esta foi a maior valorização num único dia desde 2005.

Numa entrevista publicada no último fim de semana na revista chinesa Caixin, o presidente do Banco do Povo da China (Pboc, Banco Central), Zhou Xiaochuan, culpou os especuladores estrangeiros pela volatilidade do yuan e afirmou não haver indicador de que a moeda voltará a desvalorizar. "Não há fundamentos para uma depreciação contínua", afirmou.

A economia chinesa cresceu em 2015 num ritmo mais lento desde 1990, queda de - 6,9%. O país tem experimentado uma fuga de capital face ao abrandamento econômico e que terá resultado na desvalorização da moeda.

Leia o texto completo no site da Agência Brasil