sábado, 23 de janeiro de 2016

Li-Fi - Internet via luz



Um desenvolvedor de 'software' iOS 9.1 encontrou um possível recurso do iPhone 7 que poderia revolucionar o mundo dos mobiles. O usuário kyoufujibaya através de um tweet revelou uma imagem que sugere que a empresa Apple poderia estar testando a inovadora tecnologia Li-Fi, a conexão de luz visível, que é 100 vezes mais rápido do que Wi-Fi.

Na imagem aparece o código do software iOS  9.1, em que se destaca a parte que diz "capacidade de Li-Fi". A descrição que acompanha a foto diz: "testes de Li-Fi já são iminentes. Pode aparecer no próximo iPhone 7 de acordo com o código de iOS em firmaware de iOS 9.1."

Se a Apple está testando uma tecnologia revolucionária para o iPhone 7, o telefone poderia usar a luz para transmitir dados, em vez de ondas de rádio Wi-Fi. Os especialistas dizem que isso iria aumentar a banda larga (a velocidade à qual os dados são transmitidos para um dispositivo) em 100 vezes, equiparando-o a baixar 18 filmes (1,5 GB cada) em apenas um segundo, segundo informa o "The Huffington Post".

A tecnologia Li-Fi é em conexão de luz visível ultraparalela que pode multiplicar as cores da luz para gerar uma conexão de grande amplitude de longo alcance. Foi inventada em 2011 por um grupo de cientistas da Universidade de Edimburgo (Reino Unido), liderada por Harald Haas, quando  demonstraram que este sistema era capaz de transmitir mais dados do que uma torre de celular graças a luz de um único LED (diodo emissor de luz).

Veja parte do código em RT-TV

Textos relacionados

A onda dos automóveis com internet

Nova internet preocupa o FBI