segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Recessão X Rouba mas faz



Entre o milagre econômico da década de 70 até o Real, houve uma época de crescimento dos mais ricos e dos empreendedores malandros sem escrúpulos, uma frase que ficou muito conhecida nessa época foi "Ele rouba mas faz.  O político que personificava essa frase era principalmente o Maluf, hoje em dia, cada estado tem o seu "coronel" e o Maluf é apenas mais um na multidão.

A origem

"Rouba mas faz" surgiu da motivação que os políticos tem de construir grandes obras, onde a movimentação de dinheiro, materiais de construção e mão-de-obra especializada, além de outros capitais, é muito grande. Políticos corruptos se fazem de incompetentes para bagunçar a contabilidade, tornando impossível qualquer auditoria, apesar de haver também os gestores incompetentes por natureza.

Blindagem

O rastreamento de dinheiro na era digital tornou quase impossível uma atividade muito comum no país, burlar a contabilidade. 

Mas os malandros não desistiram, com muita lei e pouca justiça, a pouca justiça que temos é controlada pela política, surgiram os laranjas, criando a justiça dos bandidos. A justiça depende do depoimento dos bandidos para fazer a investigação, em troca, os maiores bandidos do país, que são justamente os delatores, tem suas penas reduzidas em troca de ditarem as regras da investigação, realizando a sua vingança pessoal contra os políticos que não os ajudaram.

Essa vagabunda que queimou o processo da Globo por sonegação de impostos, criou uma situação inédita na justiça, e eu fiquei pensando se esses processos não são protocolados, acompanhados por autoridades que tem todos os papéis  que estão circulando no processo. É difícil acreditar que a justiça seja tão irresponsável a ponto de não oferecer um cópia para arquivo.

Antes disso, quando a polícia encurralou a família Sarney, a polícia foi proibida de continuar porque supostamente  não teria  seguido os protocolos legais.

Gilmar mendes amanheceu na porta da delegacia para livrar o banqueiro Daniel Dantas da cadeia, que foi preso mais tarde, mas com menos estardalhaço.

PC Farias foi morto durante o primeiro grande escândalo do  governo democrático, levando com ele todos os segredos do submundo da política brasileira, deixando tanto o governo quanto a oposição satisfeitos, afinal, o sistema bipartidário precisava sobreviver.

A verdade

As verdades que tínhamos que engolir a respeito desses escândalos eram falsas, ditadas pela própria Globo, detentora do monopólio publicitário e da comunicação no país. Atualmente a Globo não anda bem das pernas e tem dificuldade para administrar seus próprios escândalos, quanto mais os escândalos alheios.

A maneira como insistem em impeachment, meses depois da eleição, é vergonhoso, parece que a mídia quer impor o golpismo, independente da vontade de quem voltou.

Consequências

Com tantas denúncias e notícias sobre corrupção, a polícia federal passou a pressionar mais as instituições financeiras e políticas, o resultado é que a torneira secou. 

Acontece que os grandes empresários do país seguem o mesmo estilo dos políticos, ou seja, não querem nem saber se as empresas tem ou não lucro. Fecham um empresa aqui, vendem outra ali, abrem uma nova em nome de um laranja, e continua tudo na mesma, exceto se não tem lucro. Se o governo para de jogar dinheiro em suas mãos, aí, começa a recessão.

A alta do dólar mostra que alguns empresários ainda tentam uma última cartada, especular contra um governo que tem mais de 350 bilhões de dólares em reserva, terrorismo de gente retardada. A nova onda de especulação do dólar, a última ocorreu quando a burguesia sentiu que Lula ia ganhar a eleição, conseguiu bater o recorde da primeira, ultrapassando os quatro dólares. É bom que se diga que os bancos pegam dinheiro do governo e investem no próprio governo para conter a inflação, isso quer dizer que eles também tem culpa e estão especulando contra a moeda, enquanto dizem que não tem dinheiro, o que não faz sentido - eu só quero saber onde esses especuladores idiotas vão vender seus dólares supervalorizados.

Conclusão

O Brasil é o país mais instável do mundo, prova disso é a especulação com o dólar.

O Brasil e o país mais desonesto do mundo, prova disso é a maior taxa de juros para conter a inflação, ao invés de investir em concorrência e fim dos oligopólios praticados pelos maiores oligarcas do mundo, que estão entre os maiores credores de países ricos como o Brasil e Estados Unidos, além de enviar verdadeiras fortunas para os paraísos fiscais.

O Brasil é o país que mais rouba e isso fica comprovado cada vez que o governo fala em aumento dos impostos. Diminuir os impostos significaria diminuição de roubos, aumentar os impostos significa o contrário, significa que tem muita gente roubando, pior, a mídia nunca irá falar desses roubos. Por que a Globo não paga impostos enquanto o governo cobra impostos até de feijão e arroz.

Impostos altos aumenta o monopólio, a corrupção de empresas como a própria Globo, aumenta a corrupção de autoridades que deveriam impedir tais crimes, e nunca teremos concorrência, nunca vamos conseguir controlar a inflação.

Controlar a inflação com taxas de juros e deixar os oligarcas controlarem o mercado é uma grande covardia, assim como a delação premiada para os bandidos que deveriam ser os maiores culpados.

By Jânio  

Trinta anos de escândalos 

Políticos com problemas na justiça

Presidentes do Brasil

A crise da PPP