sexta-feira, 17 de abril de 2015

Física teórica - Multiverso


Um multiverso ou multiuniverso é um conjunto de muitos universos. Existem muitos usos específicos do conceito, bem como sistemas nos quais é proposto que exista um multiverso. Ele pode significar:
    • Multiverso (ciência): a teoria das cordas, estudos sobre a enigmática matéria escura e os resultados obtidos sobre a expansão crescente e sem retorno do nosso universo parecem exigir uma resposta que rompe com um paradigma fundamental - o universo é infinito e nele tudo está contido. A teoria domultiverso traz o sentido no nome: existiriam infindáveis universos numa espécie de queijo de energia quântica, onde bolhas se formam e somem sem parar. O nosso universo seria um deles.

"Os Nove Mundos", segundo o antigo esquema daCosmologia nórdica.
    • Multiverso (cosmologia): Através do Hubble e outros telescópios, os físicos buscavam a comprovação de uma teoria: a de que a velocidade de expansão do universo chegaria a um límite provocado pela força da gravidade, e depois de milhões de anos as galáxias voltariam a encolher e a se aproximar, até se condensarem novamente do ponto único primitivo de massa e energia absolutas - dando origem a mais um Big Bang. Encontraram o contrário. Nâo só a velocidade de expansão não está diminuindo como está aumentando. Ao fim das eras, nosso universo vai se desfazer no éter. De galáxias a estrelas, por fim até os átomos e moléculas irão se separar e nossa bolha de energia terá, enfim, estourado, como uma bolha de sabão.
Isto, frequentemente, é o resultado de tentativas para racionalizar a matemática subjacente na teoria quântica da cosmologia.
      • Interpretação de muitos mundos da física quântica, a qual propôs uma alternativa ao colapso da função onda. Cada evento não-determinístico efetivamente "divide" o mundo em dois ramos.
      • Teoria do universo-bolha (também conhecida como Teoria da bolha), na qual novos universos brotam dos antigos.
      • Universo oscilante, uma teoria na qual o universo vivencia infinitos "Big Crunches" seguidos por infinitos "Big Bangs". Cada universo sucede ao anterior.
      • Teoria da inflação caótica, a qual propõe uma teoria de multiverso aberto.
  • Na ficção:
    • Universo paralelo (ficção), interpretações ficcionais usadas principalmente em ficção científica e ficção especulativa.
    • Universo DC, ou Multiverso DC, o multiverso do ambiente ficcional usado pela DC Comics.
    • Universo Marvel, ou Multiverso Marvel, o multiverso do ambiente ficcional usado pela Marvel Comics.

Ver também

Fonte: Wikipedia