segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Dez alertas que previnem o câncer



Segundo as estatísticas, a cada ano cerca de 14 milhões de pessoas em nosso planeta morrem de câncer. No entanto, este número poderia ser menor se a doença fosse diagnosticada em sua fase inicial. Isso implica em conhecer os primeiros sintomas da doença.

Embora os sintomas estejam relacionados ao órgão afetado pelo tumor cancerígeno e seu tamanho, há dez sinais de alerta que não podem ser ignorados, relata o "jornal ABC", citando o diretor médico do Instituto de Técnicas Avançadas Contra o Cancer (iTAcC), Pedro Aramburo.

01 - Dor - A enxaqueca que não desaparece ou a dor intensa dos ossos ou nos testiculos, podem ser sintomas iniciais de câncer dos órgãos correspondentes. Os médicos dizem que a dor do tumor também está associada a metástases.

02 - Perda repentina de peso - Se o peso diminuir em mais de cinco quilos de maneira inexplicável, é o sinal mais comum de câncer gastrointestinal (pâncreas, estômago, esôfago e pulmão). No entanto, também é o sintoma mais comum de quase todos os tumores cancerígenos em fase avançada.

03 - Grumos - Caroços - Muitos tipos de tumores podem ser palpados através da pele, especialmente nos casos de câncer de mama, nódulos linfáticos, testículos e tecidos moles.

04 - Cansaço - A sensação de fraqueza e fadiga aumenta na medida em que a doença progride no corpo, no entanto, para alguns tipos de câncer, como a leucemia, é o primeiro sinal de alerta.

05 - Sangramento incomum - A excreção de sangue está associada a vários tipos de câncer. Assim, ao tossir sangue, é sinal de câncer no pulmão; sangue nos excrementos, câncer coloretal; excreções vaginais com sangue estão associados a câncer de colo do útero ou do endométrio; no mamilo, câncer de mama, etc.

06 - As alterações da pele - Algum tipo de alteração, na forma e tamanho ou aparência, deve ser considerado como o primeiro sinal de alerta para o câncer de pele. No entanto, deve ser observada a vermelhidão, coceira, icterícia e crescimento de capelo inexplicável.

07 - Feridas que não cicatrizam - Além das alterações da aparência da pele, esse tipo de câncer pode causar úlceras que não cicatrizam.

08 - Manchas brancas na boca - Estas pequenas lesões pré-cancerígenas muitas vezes aparecem na boca dos fumantes, sem a devida atenção podem se transformar em câncer de boca.

09 - Dificuldade para engolir - Este é o sinal para o câncer de esôfago, estômago ou garganta.

10 - Tosse contínua  e mudança de voz - A tosse persistente pode ser um sintoma de câncer de pulmão ou do trato digestivo. Mudança de voz, por sua vez, está associado ao câncer de laringe, além do pulmão.

Fonte: RT-TV