quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Eduardo Campos - Morte na política brasileira




Quarta feira, 13 de agosto de 2.014, morre Eduardo Campos em um acidente inexplicável de avião. No Brasil é fácil achar uma explicação, mas nem todos aceitam tal desculpa.

Cristóvão Buarque chegou a comparar a morte de Eduardo Campos com a morte de Kennedy, ele só não disse qual Kennedy. John F. Kennedy já era presidente quando foi assassinado, mas seu irmão foi assassinado antes de ser eleito.

John Kennedy foi assassinado por um homem cuja mente era muito confusa e tinha a ficha ideal para encobrir a teoria de conspiração, esse homem foi assassinado em seguida. Já o seu irmão foi morto por um homem com tuberculose, a mesma doença do homem que matou o Arquiduque da Áustria e desencadeou a Primeira Guerra Mundial, seguida da Segunda Grande Guerra, deixando muitos vendedores de armas ricos.

As tragédias dos aviões da Malaysia deram muito o que falar nos últimos dias, demonstrando como os acidentes de aviões são úteis para alguém. No primeiro acidente, havia um físico detentor de uma patente bilionária, no segundo, havia um objetivo político.

No Brasil é muito mais fácil driblar as teorias de conspiração, os políticos são estúpidos demais para discutir isso, mesmo que caíssem dezenas de aviões. A notícia boa, desta vez, é que Marina Silva escapou da morte novamente, a primeira vez foi enquanto era amiga de Chico Mendes.

Quando Ciro Gomes desistiu de ameaçar o bipartidarismo, deixando de ser candidato a presidente, eu cheguei a dizer: "Como é esperto esse Ciro, ameaçar o bipartidarismo é muito arriscado.

Acontece que o sistema é muito mais simples enquanto bipartidário e o segundo turno foi criado para fortalecer este sistema. Quando surge uma terceira força política, além de encarecer o controle político para os magnatas e banqueiros, este sistema se vê ameaçado, prova disso é que Marina Silva foi neutra no segundo turno da eleição passada para não queimar a sua imagem.  Depois, ela tentou reunir assinaturas para criar seu próprio partido, mas foi derrotada pelo sistema político brasileiro.

Eduardo Campos formou uma aliança com Marina Silva devido a sua importância no cenário político nacional e, principalmente, no cenário internacional, já que Marina Silva é a candidata mais prestigiada fora do país.

Ainda não foi definido quem será o novo candidato do PSB, nem faz sentido no momento saber nesse momento. O que ficou gravado na memória do povo foi mais uma tragédia que lembra outras tantas que nunca foram devidamente explicadas. O assassinato de Jango, por exemplo, demorou cerca de meio século para ser esclarecida. O assassinato de PC Farias não demorou tanto, mas a conclusão não convenceu ninguém.

A morte de pessoas chaves em momentos de mudanças na política nacional é muito comum e assusta.

A morte que mais me assustou foi a de Tancredo Neves, e as informações de que ele teria pago para que alguns deputados votassem contra as eleições diretas, já que sua vitória seria esmagadora, demonstra como ele estava assustado. Tancredo era avô de Aécio Neves.

O avô de Eduardo Campos, Miguel Arraes, foi um dos políticos mais importantes em tempos de mudanças no país. Foi deportado por sua postura contra o governo militar e recebeu anistia muitos anos depois. Miguel Arraes morreu no mesmo dia em que seu neto Eduardo Campos. Eu não acredito em coincidência e odeio isso.

No cenário político, a morte de Eduardo Campos poderia fortalecer o sistema bipártidário, caso o partido desistisse de lançar novo candidato. Mesmo que lance um novo candidato, o resultado da campanha já está bastante comprometido e o melhor nome é o de Marina Silva.  No caso de Marina Silva ser a candidata, haveria a divisão de votos das mulheres, afetando diretamente a presidente Dilma.

Testemunhas afirmam ter visto o avião pegando fogo antes da queda, isso poderia acontecer por vários motivos, mas não é tão comum, principalmente em momentos importantes como esse.  O mais comum é quando alguma ave se choca contra o avião, mas a ameaça dos drones modernos é assustadora.

Lista de Presidentes do Brasil

Eu não acredito em teoria da conspiração

Marilyn Monroe e a teoria da conspiração

Teorias da conspiração que foram comprovadas

A sociedade secreta mão negra  

Mortes misteriosas de celebridades

Veneno bipartidário 

Goleada da Alemanha tinha objetivo  político

Perspectiva política