quarta-feira, 30 de julho de 2014

A realidade do mito Xanadu





Shangdu (Mandarim), também conhecido como Xanadu (mongol), foi a capital de Kublai Khan's dinastia Yuan na China, antes de decidir mudar o seu trono para dinastia Jin, capital da Zhongdu (chinês), que ele renomeou Dadu, atual Beijing. Shangdu depois tornou-se sua capital de verão. Shangdu (Xanadu) recebeu a visita do veneziano viajante Marco Polo por volta de 1275, e em 1797, inspirou o famoso poema Kubla Khan do poeta Inglês Samuel Taylor Coleridge.

Shangdu era localizada no que hoje é chamado de interior da Mongólia, ou Mongólia central, a 350 quilômetros (220 milhas) ao norte de Pequim, cerca de 28 quilômetros (17 milhas) a noroeste da moderna cidade de Duolun. O layout, modelo,  da capital é próximo do formato de um quadrado com lados de aproximadamente 2.200 m; consiste em uma "cidade exterior", e uma "cidade central", no sudeste da capital, que tem também formato de quadrado com lados de aproximadamente 1.400 m, e do palácio, onde Kublai Khan ficava no verão. O palácio tem lados de cerca de 550 m, cobrindo uma área de cerca de 40% do tamanho da Cidade Proibida, em Pequim. Os vestígios mais visíveis  nos dias atuais são as paredes de barro que havia também ao nível do solo,  com uma plataforma de tijolo circular no centro do interior do recinto.

A cidade, originalmente chamada de Kaiping (KAIPING), foi projetada pelo arquiteto chinês Liu Bingzhong 1252-1256, e Liu Bingzhong  de 1253 a 1256. E Liu fez "mudanças tipicamente chinesas na arquitetura da cidade". De 1264 até 1256, a cidade foi finalmente renomeada para Shangdu. No seu auge, mais de 100.000 pessoas viviam entre suas paredes. Em 1369 Shangdu foi ocupada pelo exército de Ming e foi colocada a tocha. A última reinante Khan, Toghun Temür, fugiu da cidade, que foi abandonada por centenas de anos.

Em 1872, Steven Bushell, junto com um grupo britânico, em Pequim, visitou o local e relatou que restos de templos, blocos de mármore e azulejos ainda podiam ser encontrados lá. Na década de 1990, todos esses artefatos foram completamente desaparecido, provavelmente recolhido pelos moradores da cidade vizinha de Dolon Nem para construir suas casas. A obra de arte ainda pode ser vista nas paredes de algumas construções.

Hoje, só restam ruínas, cercado por um monte gramado que já foi um dos muros da cidade. Desde 2002, um esforço de restauração foi realizado. Em junho de 2012, Shangdu foi transformado um Património Mundial.

Descrição de Marco Polo (1.278)

O explorador veneziano Marco Polo é totalmente coerente por ter visitado Shangdu por volta de 1275. Por volta de 1298-99, ele ditou o seguinte relato, uma das mais completas descrições da cidade, uma vez que ainda existiam.

"E quando você fica três dias na cidade, mencionados no relato, entre o noroeste e norte, você chega até uma cidade chamada Chandu, que foi construída por Khan, então reinante. Há neste lugar um ´belo palácio de mármore, os quartos que são todos dourados e pintados com figuras de homens, animais e pássaros, e com uma variedade de árvores e flores, todos executados com tal requintada arte que você pode considerar com prazer e espanto.

Ao redor deste Palácio, um muro está construído, dentro de um espaço de 16 milhas, e dentro do Parque existem fontes,  rios, riachos e belos prados, com todos os tipos de animais selvagens (excluindo os que são de natureza feroz), que o Imperador adquiria e colocava lá para fornecer alimentos para seus gerfalcons e falcões. Destes, existem mais de 200 gerfalcons sozinho, sem contar os outros falcões. O próprio Khan vai a cada semana ver seus pássaros e, às vezes, ele cavalga pelo parque com um leopardo atrás dele na garupa de seu cavalo. Isso ele faz por diversão.

Além disso em um ponto no parque, onde há uma floresta encantadora, ele tem um outro palácio construído de bastões, vigas circunféricas, dos quais devo dar-lhe uma descrição. É dourada por toda parte, e mais elaboradamente bem acabada por dentro. Está firme em colunas douradas, em cada um dos quais forma um dragão todo dourado, a cauda é ligada à coluna, enquanto a cabeça apoia a arquitrave, e as garras também são esticados para fora da direita e da esquerda para apoiar a arquitrave. O telhado, como o resto, é formado por bastões, coberto com um verniz tão forte e excelente que nenhuma quantidade de chuva vai apodrecer-los. Estes bastões estão com 3 palmas em cintura, e de 10 a 15 passos de comprimento. São cortadas transversalmente em cada nó e, em seguida, as peças são divididas, de modo a formar a partir de cada duas peças ocas, e com estes a casa é coberta; apenas a cada tal telha de ser pregada para baixo para evitar que o vento de levantá-la. Em suma, todo o palácio é construído assim. Servem também para uma grande variedade de outras funções úteis. A construção do Palácio é tão elaborada que pode ser derrubado e pode colocar-se novamente com grande rapidez; e tudo isto pode ser levado por peças e removido para onde o Imperador mandar. Quando erguido, é apoiado contra acidentes provocados pelo vento, por mais de 200 cordas de seda.

O Khan permanece neste seu Parque, como habitação, por vezes no palácio de mármore e às vezes no Palácio Cane por três meses do ano, a saber, junho, julho e agosto; preferindo esta residência porque ela não é tão quente; na verdade, é um lugar muito agradável. Quando o 28º dia da  Lua de agosto chega, ele sai de partida, e o Palácio é levado em pedaços. Mas devo dizer-lhe o que acontece quando ele vai para longe deste palácio todos os anos no dia 28 de agosto [Moon] .. "

Fonte: wikipedia

A civilização de Shangri-lá

A cidade perdida de Atlântida

A tragédia de Pompéia

Homero ou Tróia - Quem é a lenda

A escrita cuneiforme