terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Bitcoin - Moeda virtual



Depois de crescer 6.200%, o Bitcoin foi o grande vencedor na área de economia em 2.013. Entretanto, poucas pessoas sabem como é criado ou funciona o dinheiro virtual. A RT falou com o economista Robin Tiegland para desvendar esse assunto.

Teigland é professor de Marketing e Estratégia na Faculdade de Economia de Estocolmo.


RT: Você poderia explicar em poucas palavras em que consiste o  bitcoin?


Bitcoin consiste em utilizar o poder do cálculo  de computador para processar as transações nessa cripto-moeda, garantir a rede dessa moeda virtual e verificar que o sistema bitcoin descentralizado está sincronizado. Quando uma pessoa mina bitcoin, utiliza um software e um hardware especialilizados em bitcoin para realizar certas operações afim  de confirmar as transações que ocorreram na rede nesta moeda.

Ao invés de realizar essas operações que transformam a rede de bitcoin em uma rede de pagamento segura aos indivíduos ou grupos de indivíduos, é pago um prêmio, agora 25 bitcoins.


RT: Qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos pode criar bitcoin?


Pode, mas requer muito tempo devido aos complexos algoritmos cada vez mais sofisticados, o que implica em computadores mais potentes para processá-los. No entanto, a quantidade de bitcoin que ingressa no sistema está predeterminada e nunca será superior a 21 milhões, cifra que deverá ser alcançada em 2.140.

Uma estudante de doutorado está minando bitcoin. Ela é uma pessoa inteligente e também tem um grau de  habilidade técnica ou experiência de um programador. Por isso é possível, existe muita ajuda online para que as pessoas encontrem a maneira de minar bitcon.

Eu acredito que haja um bom grupo de apoio, no entanto, embora não seja necessário nenhum conhecimento técnico especial, sim, você deve ser especialista no sentido de saber como acessar o conhecimento sobre o tema que há na internet, assim como a interação com as comunidades on-line existentes, sobre esse assunto.


RT: Quem decidiu que deveria-se limitar o número de bitcoin?


Ninguém sabe quem e nem por que, já que ninguém realmente nunca falou com Satoshi Nakamoto, pseudônimo da pessoa ou grupo de pessoas por trás do bitcoin. Quando o código original foi escrito, o que está escrito no protocolo? Que 21 milhões será o limite do número de bitcoin que poderá haver no sistema e que poderá ser alcançado até 2.140.

No outro dia eu estava falando com alguns gurús da comunidade mundial bitcoin, e eles me disseram que o crescimento do número de bitcoin no sistema nunca poderá ser mais rápido, já que se isso ocorresse, o sistema seria reiniciado. O Bitcoin é como ouro, o montante disponível é limitado. No entanto, ao contrário do metal, Bitcoin pode ser dividido em 8 a 10 pontos decimais.


RT: Quais os benefícios do que criam bitcoin? Por que eu iria querer criar bitcoin?


Existem muitas razões. É possível que se deseje obter bitcoin pelo simples desafio envolvendo o processo de conseguir fazer, ou porque se deseje ser parte de uma comunidade más grande a nível regional ou estatal, ou porque se queira ser parte da comunidade mundial bitcoin.

Também é possível ganhar dinheiro através de bitcoin, mas leva cerca de seis meses para recuperar o dinheiro investido para comprar o hardware específico para esse trabalho. Finalmente, uma outra razão é simplesmente o desejo de comprar coisas com essa moeda virtual ou investimento nessa moeda.


RT: Então, os dois processos são independentes? As pessoas estão interessada em criar essas cripto-moedas e comprá-las?


Sim, pode-se dizer que sim. Há um número de pessoas sem conhecimentos técnicos ou  não interessados em criar bitcoin, mas eles estão comprando bitcoin simplesmente como um investimento.


RT: Por que você acha que o bitcoin tornou-se tão popular? Poderia uma moeda virtual se tornar uma alternativa viável para a moeda convencional?


Sim, eu acho que estamos no caminho certo para que isso aconteça. Esta é realmente apenas uma das 59 diferentes cripto-moedas no mundo atualmente, com uma capitalização no mercado de cerca de 8.5 bilhões de dólares. Então, eu acho que uma das razões pelas quais o Bitcoin se tornou tão popular, é o interesse das pessoas de se desvincular do dinheiro dos governos. Para esta moeda, o dinheiro não é controlado por nenhuma autoridade central ou banco. Além disso, bitcoin pode ser enviado para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo ou fazer micro-pagamentos instantaneamente. Para que eu possa enviar um dólar para um desenvolvedor no Paquistão em menos de dois minutos, enquanto uma transferência bancária leva dias e a transferência bancária pode custar de 30 a 50 dólares a mais do que a quantidade que você gostaria de enviar.

Há também pessoas que vêem Bitcoin como um investimento especulativo, em busca de um lucro. Isso poderia criar uma bolha, na verdade eu acho que é uma bolha que tem um preço de US $1.200 por bitcoin, mas isso também poderia ser uma oportunidade de investimento, se você comprar no momento certo.


RT: Pode Bitcoin ser uma alternativa real para o dinheiro convencional?


Sim, acho que já é, porque as pessoas já fazem negócios e transações a cada dia em todo o mundo em dólares. Há pelo menos 60.000 transações ao dia com bitcoin. Eu diria que algumas comunidades estão usando-o como uma forma alternativa de pagamento. Eu sei que os empregadores que usam todos os dias, você prefere para o comércio, compra e venda de serviços utilizando bitcoin. Então, quando as pessoas começam a usar e operar com esta moeda, e torna-se uma alternativa diária para dinheiro. Eu acho que é o início de uma infinidades de cripto-moedas, vamos ver no futuro.


RT: E sobre o Bitcoin, quando se torna uma moeda regular?


Eu acho que é muito difícil de se tornar totalmente regulamentado, como está se espalhando amplamente em todo o globo. Teria de haver acordos de muitos governos do mundo sobre a forma que se deve ser regulamentado, o que é muito difícil. No entanto, o governo tailandês declarou o Bitcoin ilegal,  e ainda assim as pessoas continuam negociando com esta moedas, lá.

O Bitcoin tem suas vantagens, pois você pode ver todas as transações on-line com esta moeda. E se o governo tenta fechar Bitcoin ou regular também, uma outra moeda vai tomar o seu lugar, provavelmente, menos transparente. Então eu acho que os governos devem ver o que podem fazer em termos de monitoramento e, talvez, encontrar uma regulação suave da moeda virtual, mas nunca procurando controlá-lo na intenção de que ela desapareça.


Fonte: RT

Wikileaks mostra o câncer americano

The Pirate Bay cria navegador anti-censura

Paraísos fiscais da máfia brasileira