sábado, 4 de janeiro de 2014

Tecnologias de ponta prestes a desaparecer




Devido a rápida evolução das tecnologias, está cada vez mais difícil prever quais tecnologias revolucionárias serão completamente abandonadas em pouco tempo. O portal especializado "Techlicious blog" apresenta sua "lista negra".

01 - Chaves de carro codificadas

Trata-se de uma das mudanças menos discutidas em comparação com outros avanços tecnológicos, porém não menos inevitável, explica a publicação. Nos últimos anos as chaves físicas, materiais, nos novos veículos estão sendo substituídas por chaves eletrônicas com um chip incorporado que conterá o perfil do condutor do veículo e permitirá ligar o veículo por controle remoto.

A Chevrolet lançou um aplicativo para telefones inteligentes com funções semelhantes.

02 - Modem

A conexão a internet com modem por meio de linha telefônica, ainda que seja usada em algumas zonas rurais, será completamente substituída  por outras opções de conexão mais rápida, desde banda larga até o 3GPP. Tudo isso, combinado com a expansão das empresas de TI que desenvolvem mais alternativas nesta área, como a conexão por satélite, pode-se concluir que o modem desaparecerá nos próximos cinco anos.  

03 - Câmeras analógicas

A chegada da fotografia digital condenou ao esquecimento a maioria das câmaras tradicionais com filmes, substituindo quilômetros de fitas por gigabytes em computadores.

A possibilidade de ver uma imagem captada quase em tempo real e de enviá-la a qualquer parte do mundo, reduz a quantidade dos que usam as câmeras com película e dos fotógrafos profissionais.

04 - Unidades de GPS

O momento de glória para GPS em veículos acabou,  depois do desenvolvimento das tecnologias digitais. O avanço da internet, além do uso de telefones inteligentes  com várias aplicações de localização por satélite, não dá ao GPS nenhuma chance no século XXI.

05 - Blu Ray

Filmes gravados em discos serão história em poucos anos, sendo substituídos completamente pelo streaming, uma forma alternativa de distribuição multimídia para usuários, através de uma rede de computadores, assim como por outras tecnologia conhecidas, como Smart TV, que representa uma simbiose entre internet e a televisão.

Fonte: RT