sábado, 26 de outubro de 2013

Descobertas interessantes sobre o cérebro





O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano mas, apesar da enorme importância que tem, pouco sabemos sobre o seu funcionamento.

A seguir, apresentamos uma lista de algumas curiosidades que talvez sejam desconhecidas sobre o funcionamento do cérebro humano.

01 - O cérebro não sente dor

Apesar de ser encarregado de processar os sinais de dor provenientes de outras partes do organismo, o próprio cérebro, paradoxalmente, não experimenta dor.

02 - Estresse diminui o tamanho do cérebro

Diferentes estudos chegaram a conclusão  de que o estresse afeta negativamente o nosso cérebro, tornando-o menor.

03 - Quinze watts de potência

Um cérebro adulto consome em um dia, somente entre 250 e 300  kcal, o que sugere uma potência de cerca de quinze watts,  em 1.300 ou 1.400 gramas (peso médio de um cérebro adulto).

A energia consumida pelo cérebro equivale a duas bananas grandes. Embora isso não seja muito, em proporção ao nosso corpo, já que necessitamos de cerca de 70 watts para estarmos com todo o corpo em funcionamento.

04 - Milhares de quilômetros de neurônios e neurogêneses

Estima-se que o cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios e, se colocados em uma fila indiana, chegariam a milhares de quilômetros

05 - Desconexão e transformação

O bebês se desconectam das ligações neurais (neurônios) que não necessitam, ou seja, descartam as conexões que não utilizam nos primeiros anos de vida.

Entretanto, sabe-se  que durante a adolescência o ser humano muda não só o aspecto físico, mas também a forma de pensar, pois a estrutura do cérebro muda por completo.

06 - Ativo a noite e criativo quando está cansado

Quando o resto do corpo diminui a sua atividade, que alcança um nível mínimo durante as horas de sono, o cérebro se torna mais ativo. Portanto, quando dormimos, liberamos ainda mais capacidade cerebral. Sim, a atividade desenvolvida durante a vigília (acordado) e a que ocorre durante o sono tem origens em áreas distintas do cérebro.

E o que é mais surpreendente: o cérebro é mais criativo quando está cansado.

07 - Tem gênero

Não é segredo que os homens e mulheres são diferentes, mas os cérebros masculinos e femininos também funcionam de forma distinta.

De fato, homens e mulheres se orientam de maneiras distintas no espaço, e uma mulher necessita  de mais referências em um caminho. Por exemplo, enquanto a maioria dos homens falam sobre virar à direita em 500 metros e a esquerda em 1.000 metros, as mulheres preferem virar à direita na altura da casa vermelha e para a esquerda onde há um carro de flores.

08 - A informação viaja em velocidades diferentes

Os neurônios no cérebro estão dispostos em várias formas diferentes e as informações viajam através deles, em diferentes velocidades. Esta é a razão pela qual, as vezes,  podemos acessar instantaneamente uma informação armazenada no cérebro, enquanto que em outras vezes necessitamos um pouco mais de tempo para recordar.

09 - Mais velho e mais feliz

A medida em que o cérebro envelhece, fica mais fácil controlar as emoções e digerir pensamentos negativos de modo que, com o passar dos tempos, sentimo-nos mais felizes.

10 - QI maior, mais sonhos

Quanto mais inteligente for uma pessoa, mais sonhos ela terá. Um QI elevado pode até combater enfermidades mentais, inclusive algumas pessoas são mais inteligentes e criativas quando estão dormindo que quando estão acordadas.

As informações foram compiladas a partir de diversos jornais e portais, como:  "The Economist", "Recuerdos de Pandora" e "Marketing Direto".

Fonte: RT-TV

Mensagens subliminares

Prisioneiros da quarta dimensão

Cérebro feminino é mais ativo

Partes do cérebro são independentes

Quando a mente tem um ataque

Com os dois lados do cérebro

Dispositivo permite controlar as máquinas com o cérebro

O controle do cérebro

A zona cega do cérebro

É preciso ver para acreditar

Cérebro que mente

Humanos sem corpos

Álcool melhora a percepção da realidade

Percepção do nada

Neurociência computacional

Os olhos da língua

Binóculo que lê a mente