sábado, 12 de outubro de 2013

Empresas com mais dinheiro que o governo americano




O impasse político nos EUA devido a falta de acordo sobre o aumento do teto da dívida, que aumentou em 16,7 bilhões de dólares, fez com que várias empresas superassem o governo americano em suas reservas.

Há seis meses atrás, o tesouro dos EUA tinha 151 bilhões de dólares para gastar, mas agora, quando os EUA se aproximam-se do prazo para aumentar o prazo para aumentar o teto da dívida, só tem 32 bilhões de dólares em suas contas de negociação. Uma quantidade de dinheiro menor que nove empresas do S&P TOP 500 para investimento de curto prazo em dinheiro.

No gráfico publicado pelo portal Quartz, observamos que, por exemplo,  a General Eletric tem quase três vezes mais dinheiro disponível (quase 89 bilhões) que o governo dos EUA. Logo atrás vem a Microsoft (77 bilhões), Google (54 bilhões) e outras 6 empresas.

Em seu estudo "As empresas americanas tem muito dinheiro?", Laurie Simon Hodrick, professora no Instituto de Pesquisa de Política Econômica de Stanford e da Escola de Negócios de Stanford, explicou no verão passado que a alta liquidez das empresas se deve ao fato de elas serem guiadas por certos fatores  na hora de acumular mais, assim elas tem um escudo contra a instabilidade  econômica, não pagam impostos adicionais e o dinheiro lhes dá liberdade de ação.