domingo, 30 de junho de 2013

Wi-Fi vê através das paredes




Cientistas americanos desenvolveram uma tecnologia capaz de rastrear os movimentos de pessoas através das paredes, utilizando sinais de Wi-Fi.

A nova tecnologia que leva o nome de Wi-Vi, foi desenvolvida pela equipe da professora do  Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês), Dina Kalabi. A tecnologia consiste  na detecção da reflexão de sinais enviados pelo aparelho Wi-Fi de objetos que se movem. O sistema que tem duas antenas de transmissão e um receptor, pode determinar o número de pessoas dentro de uma sala fechada e localizar três indivíduos de cada vez.

As antenas de transmissão emitem dois sinais quase idênticos, mas o segundo sinal é o inverso do primeiro. Como resultado, os dois sinais se sobrepõe entre si e se neutralizam. Todos os objetos estáticos em seu caminho, incluindo a parede, criam reflexões idênticas que também se neutralizam. Entretanto, se o dispositivo detectar uma pessoa que se move, os sinais refletidos mudam e retornam para o receptor, que determina a localização da pessoa em cada momento.

As tentativas anteriores de rastrear objetos em movimento, através da parede, consistiam no uso de uma tecnologia similar a do radar, mas era muito caro, por isso o objetivo dos cientistas do MIT foi criar um dispositivo mais simples e econômico.

Segundo os autores do projeto, que será apresentado na conferência Sigcomm, que será realizada em Hong Kong, em agosto, o sistema Wi-Vi poderia ajudar equipes de busca e resgate a encontrar sobreviventes embaixo de escombros, depois de explosões, terremotos ou outros desastres naturais, enquanto que para a polícia, seria capaz de determinar o número e o movimento de intrusos potencialmente perigosos, sem ter de entrar em um edifício.

Além disso, Dina Kalabi ressalta que o Wi-Vi também pode captar gestos ou movimentos da mão através da parede, que poderia ser usada, por exemplo, para apagar a luz em outro recinto, com um simples movimento.

Fonte: RT-TV

Capa da invisibilidade

Câmera do futuro

Visão do mundo através do Raio-x