domingo, 28 de abril de 2013

Cérebro feminino é mais ativo




O cérebro masculino é maior que o feminino. No entanto, o cérebro de uma mulher é muito mais ativo que o do homem. Apesar de a ciência já ter comprovado isso há décadas, psicólogos e psiquiatras ainda estão investigando o problema.

O cérebro de um adulto pesa entre 1,02 e 1,97 Kilogramas. Nos homens, a massa cerebral pode ser entre 100 e 150 gramas maior que nas mulheres.

Segundo os médicos, é porque eles tem o tamanho da cabeça maior. Mas isso não é tudo: diferentes áreas do cérebro tendem também a ser diferentes nos dois gêneros.

O "Daily Mail" reuniu as últimas pesquisas de cientistas no campo orientado a correlação entre o sexo e o cérebro.

O cérebro de uma mulher nunca descança, enquanto que o do homem é muito mais tranquilo. Os 26.000 exames realizados pelo neurologista americano Daniel Amen, mostraram um aumento da atividade (aumento do fluxo sanguíneo) em 112 das 128 áreas analisadas do cérebro humano. Segundo os especialistas, é porque uma mulher sempre esteve alerta ao longo da evolução, seu papel principal era cuidar das crianças, onde o menor descuido poderia ser um problema.

O estudo realizado pelos especialistas da Universidade de Harward, em 2.001, mostrou que as partes do lóbulo frontal, responsável pela tomada de decisões, resolução de problemas e planejamento, são proporcionalmente maiores que os das mulheres. É a razão pela qual pensam antes de saltar, fazem consultas médicas frequentemente. Nos homens, o lóbulo parietal, envolvido na percepção de espaço, e a amígdala, que controla o tipo de respostas, cobrem uma área maior: graças a esta característica se orientam melhor e geralmente sentem  um perigo mais rapidamente.  

Além disso, nos homens, a amígdala é mais ativa no lado direito, enquanto que nas mulheres é mais ativa do lado esquerdo, de acordo com Larry cahil, da Universidade da Califórnia. Como a área à esquerda está conectada com a área que lida com as emoções, uma mulher estressada prefere conversar com os amigos para se sentir calma e protegida.

Um homem estressado, entretanto, poderá correr para descarregar a adrenalina ou buscará um espaço para ficar sozinho.

Graças a uma atividade mais intensa do hipocampo, as mulheres geralmente recordam das coisas melhor que os homens. As mulheres tem mais inclinação a sofrer uma profunda depressão, os homens, de uma esquizofrenia, segundo a opinião da médica britânica Anne Moir e Kathryn Abel.

As mulheres sentem mais dor. Andrew Charles,  da Universidade da Califórnia (EUA), postula que as mulheres sofrem mais de enxaqueca:  um impulso estimado  em três vezes mais irritante para que um homem possa sofrer o mesmo que uma mulher.

Fonte: RT-TV

Natureza obscura da mente humana

Com os dois lados do cérebro

Partes do cérebro são independentes