terça-feira, 9 de abril de 2013

Melhores séries de TV




A maioria das séries para TV envelheceram, permanecendo a magia do cinema, já que os efeitos especiais para cinema se foram, junto com seus criadores. Ontem mesmo eu assisti parte de um filme antigo e fiquei impressionado com os efeitos.

Os efeitos especiais de hoje são criados em escala industrial, sem criatividade, surpresa ou magia. Alguns efeitos já foram recriados dezenas de vezes, mesmo assim continuam sendo servidos  em enlatados americanos.

O lado bom dessa história é que os computadores baratearam os efeitos, fazendo das séries de TVs as grandes concorrentes dos filmes de cinema.

As melhores séries de TV exibidas no Brasil, estão sob direitos do SBT, graças aos cerca de 4,5 bilhões de dólares da Caixa Econômica Federal. A Record migrou seus investimentos para produções próprias, principalmente novelas, abandonando os seriados americanos.

Os melhores seriados são os que permaneceram mais tempo no ar, mas nem sempre é assim. Alguns seriados são exibidos em horários inconvenientes e sequer chegam ao conhecimento de telespectadores que tem o que fazer.

A seguir uma lista de seriados que conquistaram o público brasileiro, entre eles alguns que foram retirados do ar, não por serem ruins, mas por não alcançarem o IBOPE e o retorno fácil que alguns magnatas brasileiros estão acostumados.

01 - Smallville - As aventuras do Super-boy sempre foi o retrato de uma época de paz e esperança, pelo menos dentro do império americano. Nesse seriado, Smallville, o grande destaque a ser observado é a personalidade de Lex Luthor, interpretado muito bem por Michael Rosenbaum.

Michael Rosenbaum certamente será imortalizado depois desse papel, e não é para menos, é a partir dele que Lex Luthor deixa de ser um atrapalhado vilão sem personalidade, demonstrando uma mente muito mais obscura, brilhante, complexa e determinada, sem conflitos, inclusive se destacando do resto do elenco.

O seriado consegue acompanhar a metamorfose do famoso vilão que estabelece um paradoxo em relação ao protagonista, quase convencendo de que ele está certo e o super-herói errado. Vários super-seres são apresentados em cada episódio, mas Lex Luthor reina absoluto.

02 - Fronteiras - Criado por Jeffrey Jacob Abrams, ou J. J. Abrams, para os mais íntimos, autor também de Lost.

O grande barato desse filme é discutir temas científicos, complexos e polêmicos, inclusive alguns que ainda estão em fase de teoria. Os episódios são tão espetaculares que lembram as citações científicas de Jornada nas Estrelas. Não foi por coincidência que o diretor foi lembrado para filmar tanto Jornada nas Estrelas, quanto Guerra nas Estrelas, para o cinema.

Universos paralelos, física quântica, nanotecnologia, mutação genética, o diretor vai fundo no estudo. Seria muito profundo para o público brasileiro?

03 - Terminator - Com menos efeitos especiais, mas mantendo a criatividade, a série é produzida pelo mesmo diretor de Exterminador do futuro para o cinema, James Cameron. Os argumentos da série são muito mais obscuros e contam com personagens mais que especiais, interpretados por atores de muito carisma.

O criador reservou o melhor de cada temporada para o último episódio, mostrando porque James Cameron é o diretor mais brilhante da história do cinema, e da TV também.

04 - Arquivo X - O seriado chega a ser perturbador ao basear suas histórias em fatos reais, arquivos confidências liberados pelo FBI e CIA, nos últimos tempos.

Os dois personagens principais, fox mulder e Dana scully, são encarregados de investigar histórias que ninguém acredita, fatos inexplicáveis, como OVNIS, paranormais, desaparecimentos, fenômenos paranormais, etc.

Os episódios são muito variados, passando pela medicina, astronomia, paranormalidade e rotinas policiais. Teorias de conspirações são sugeridas.

05 - O Planeta dos Macacos - Baseado no livro de mesmo nome e seguindo o sucesso do filme para o cinema, que inclusive ganhou o oscar de maquiagem, o seriado mostra o mundo após o apocalipse (o filme foi pioneiro no cinema).

Trata-se de uma brincadeira que se tornou séria, onde a teoria de Darwin é virada de ponta cabeça. O macaco evolui do homem e cria uma discussão que tem final inesperado no cinema.

Eu não acompanhei tão bem o seriado, mas lembro-me que havia até gibis sobre o tema, tamanho o sucesso do tema.

06 - Tarzan - A nostalgia tomava conta das telas, quando o herói rolava ao solo até matar um leão.

Tarzan era um herói que representava a liberdade e uma curiosa experiência fictícia de um bebê que é criado por uma família de gorilas. O personagem é conhecido como o rei das selvas e também como o rei dos macacos.

Apesar dessa aparente inocência do tema, há um lado obscuro por trás da lenda de Tarzan.

07 - Jornada nas estrelas - O seriado ainda pode surpreender, por suas citações científicas que são atuais até hoje.

Teletransportes, viagem na velocidade da luz, naves e armas do futuro, muitas tecnologias não mudaram tanto assim.

08 - Chavez - Um seriado trash muito criticado pela falta de qualidade técnica, pelos profissionais brasileiros, mas que conquistou o público e tornou-se cult.

Afinal de contas, um seriado de humor circense necessita qualidade técnica, ou deve focar o humor de circo?

Chaves foi produzido de maneira independente com o título de El Chavo del Ocho, sendo exibido por várias tvs mexicanas.

09 - Simpsons - Os americanos sabem diferenciar os desenhos animados para adultos, adolescentes ou crianças, mas no Brasil ainda não há essa diferenciação. O resultado é uma grande confusão, onde só os quadrinhos pornôs são devidamente classificados como tal.

A família politicamente incorreta mais famosa do mundo acabou se tornando ícone de costumes e referência da família moderna, criticando impiedosamente a classe média.

O criador ainda foi o autor de Futurama, com o mesmo humor cáustico.

10 - X-Men - Comparando as revistas em quadrinhos com os filmes para o cinema, notamos como é mais fácil desenvolver personagens em série. A maioria das pessoas que não conheciam os personagens, ficaram perdidos no filme e não entenderam nada.

De fato, X-men reúne uma coletânea de temas polêmicos, científicos, políticos, discriminação e preconceito, quem não leu as revistas em quadrinhos, fica perdido. A série para a TV pode ajudar um pouco, mas não muito.

By Jânio

Top 10 filmes de ficção científica

Melhores filmes de fantasmas

Melhores filmes com pessoas paranormais

Melhores filmes de viagem no tempo

Melhores musicais