sábado, 8 de dezembro de 2012

Chilenos preparam-se para o apocalipse





Um quarto dos chilenos iria pedir férias do trabalho em 21 de Dezembro, sob o pretexto que este seria o dia marcado no calendário maia como o fim do mundo. Esse é o resultado de uma pesquisa publicada no site trabajando ponto com.

Em primeiro lugar, foi perguntado ao entrevistado se pediria férias nesses dias e porque. O resultado da pesquisa indicou que 24% respondeu afirmativamente e confessaram ser supersticiosos quanto a trabalhar nesse dia, além disso, 33% dos participantes mostraram-se precavidos e disseram que pediriam o pagamento adiantado nesse mês.

Os resultados mostraram também que 65%, independentemente de seu desejo de ir ou não ao escritório, iriam trabalhar se não acontecesse nada, e que a vida seguiria seu curso. Por outro lado, 13%  disseram que não iriam trabalhar e que repensariam seus objetivos de vida.

Em outra questão é perguntado o que eles diriam a seu chefe se o mundo fosse acabar. O estudo mostrou que 47% não diria nada porque tem uma boa relação com ele, no entanto, o resto está dividida em partes iguais, entre os que diriam o que nunca tiveram coragem de dizer e os  que diriam que aprenderam muito com ele, ou ela, e outros diriam que nunca tiveram seus trabalhos reconhecidos, nunca receberam um pagamento justo e que ele ou ela nunca foi um bom líder e alguns até diriam que ele, ou ela, foi o pior chefe que já tiveram.

Fonte: RT-TV

Comentário: Essa história de apocalipse assombrou o mundo inteiro, principalmente porque a cultura Maia é muito sofisticada. Seu calendário, por exemplo, é muito mais desenvolvido que o nosso.

Em nosso calendário, ignorar a data de um eclipse poderia provocar uma histeria total. Mesmo com muita informação, foi muito difícil ver o eclipse e manter o controle.

O Calendário Maia não fala especificamente em eclipse, ou seja, essa foi uma interpretação livre. Considerando-se a precisão desse calendário, naturalmente que algo vai acontecer, mas é difícil saber o que.

A astrologia costuma fazer previsões baseadas no calendário, e o que pode parecer tolice, acaba revelando todo o passado obscuro da astronomia, ou seja, uma ciência que já teve até aparelhos tão sofisticados quanto um computador, ou muito mais que isso, afinal, o computador é uma super máquina, mas não faz nada sem bons programas, bons programadores.

Tudo isso somado ao fato de que toda a mitologia antiga estava relacionada aos astros, planetas e seus movimentos perfeitos, fazem-nos imaginar que aquelas máquinas eram um retrato do que acontecia no céu, como a engenharia egípcia, tornando as previsões dos maias muito mais complexas, interessantes e misteriosas.

comentário: By Jânio

Mudanças de fim de mundo

Dez formas como o mundo pode acabar

Dicas para sobreviver ao apocalipse

A profecia dos Incas

Seria Nostradamus um farsante?