domingo, 30 de setembro de 2012

Binóculo que lê a mente




Agência de projetos de defesa (DARPA) apresentou ao exército dos EUA binóculos que analisam ondas cerebrais dos soldados e alertam para o perigo antes que sua consciência tenha percebido.

O novo dispositivo da Agência de Projetos de defesa dos EUA (DARPA) é na verdade um sistema eletrônico composto de binóculos e um capacete especial equipado com sensores capazes de analisar os sinais eletrônicos emitidos pelo cérebro humano quando uma pessoa vê algo.

A principal vantagem do dispositivo, chamado de CT2WS, é que alerta ao militar para os perigos que o cérebro registra a nível subconsciente, antes que o sinal eletrônico cerebral chegue a consciência.

Ensaios em uma base militar no estado do Arizona demonstraram a eficácia do sistema, já que de 2.304 acontecimentos que ocorreram diante dos olhos dos voluntários, só cinco foram mal interpretados pelo CT2WS.

Outras provas feitas para comparar a eficácia da interpretação do perigo com estes binóculos, mostram que o dispositivo registra 91% dos riscos.  Sem o CT2WS, o percentual era de 60%.

Agora os especialistas contratados pela DARPA irão incorporar estes binóculos em sistemas de visão noturna militar e tentar eliminar a necessidade de usar gel de contato para fixar os sistemas de  eletrodos ao corpo. tentarão também instalar um sofisticado sistema de radar que reduziria a margem de erro do CT2WS a zero.

Foi informado que o dispositivo, que custou mais de US$10 milhões, contará com uma câmera de 120 megapixels para registrar o que o usuário vê, numa tela de visão de 120 graus.

Fonte: RT-TV

Leituras de pensamento

Lavagem cerebral

Partes independentes do cérebro

Quando a mente tem um ataque

Com os dois lados do cérebro

Dispositivo permite controlar as máquinas com o cérebro

O controle do cérebro

A zona cega do cérebro

A memória inconsciente

Os olhos da língua