sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ranking de cidades com mais acesso a TI



Analisando os dados divulgado pelo site Sondabrasil, eu verifiquei um problema grave na educação brasileira. Não é um problema específico do Brasil, é um problema da cultura globalizada.

Não dá para questionar o valor da internet como fonte de informação ou educação. A internet possibilida educação e informação direta, possibilita a verdade, o problema é que o mundo não está preparado para a verdade.

Ironicamente, eu não estou falando do povo mas sim da própria elite que ameaça até censurar a rede mundial.

Eu notei, por exemplo, o caso da Venezuela que recentemente provocou reações no mundo inteiro, ao estatizar as redes de televisão. Analistas bem informados observaram que Hugo Chaves não havia interferido na internet.

Segundo as pesquisas, a Venezuela apresenta 62% da população com acesso a TI, o maior da América Latina.

Eu me lembro que eu disse há um ou dois anos atrás, que o Brasil poderia privatizar as redes de televisão, não perderíamos nada. Além do conteúdo ser discutível, as redes fazem o trabalho de publicidade do próprio governo, então, ao privatizar as redes de TVs, o Brasil economizaria muito dinheiro e nem precisaria passar por constrangimentos, como no escândalo do Panamericano.

Ranking dos países latino-americanos com acesso a tecnologia da informação:

01 - Venezuela 62%

02 - Chile e Uruguai 55%

03 - Argentina 54%

04 - Colômbia 51%

Apesar de mais da metade dos brasileiros acessarem a internet, apenas um terço tem internet em casa.

Ranking das cidades brasileiras com acesso tecnologia da informação (TI):

01 - São Caetano do Sul

02 - Santos

03 - Florianópolis

04 - Vitória

05 - Niterói - RJ

Todas as cidades acima com média acima de 70%

19 - São Paulo

20 - Rio de janeiro

21 - Brasília

Como nós podemos observar, as cidades mais ricas tem mais pobres, mais pessoas que trabalham muito e não tem tempo para a formação. Algumas pessoas preferem a educação terceirizada e, quando aposentam, continuam a trabalhar, comprometendo a saúde, aumentando a desigualdade social, com o aumento do desemprego.

Ter internet sem uma boa informação é como ter um livro sem saber ler.

Apesar da importância da Tecnologia da Informação, as cidades com mais acesso a essas tecnologias não são nenhum paraíso. Aqui, vale observar a importância da educação.

Além da educação deixar a desejar em qualidade, parece que a falta de filosofia nas escolas deixa as pessoas sem respostas para questionamentos simples, como o sentido da vida, por exemplo.

Um dos fatores que mais compromete  a educação, em nível de cultura globalizada, é o cinema. Um dos maiores matadores de homens do cinema, Stallone, viu o seu filho ser encontrado morto, enquanto um psicopata chacinava várias pessoas num cinema, na pré-estréia de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Algumas pessoas, sob pressão, reagem e matam, outras, entregam-se e morrem, mas há um grupo de pessoas que entra em profundos conflitos e tem um ataque.

Fonte: Sondabrasil

Texto: By Jânio