terça-feira, 3 de abril de 2012

A revolução dos conceitos



À primeira vista, parecia que nada mudaria no século XXI. Depois da paranoia apocalíptica, todos respiraram aliviados, afinal, os melhores argumentos que faziam crer no final dos tempos, estavam errados.

Ainda havia o risco de mudanças climáticas e risco do fim, mas as pessoas sabiam que poderiam aproveitar melhor a vida, que haviam ganho mais alguns anos para aquecer as economias dos países desenvolvidos, atingidos pela crise econômica.

Apesar de tudo isso, parecia que a Nova Idade Média havia chegado para ficar, com cientistas controlando a mente das pessoas, aparelhos de raio-x que vêem através das roupas ou de paredes,  mudanças climáticas e  novos impérios surgindo, com moedas próprias, riquezas e muitos problemas.

... mas há um lado bom em tudo isso:

Os políticos passaram a ser flagrados em situações criminosas, e quando as mídias de massa se recusavam a exibir tais fatos, vazava tudo na internet.

Agora os conservadores querem censurar a internet, o problema é que todos já sabem da verdade. A censura poderia beneficiar os novos candidatos, mas os conservadores já não tem mais nada a ganhar com isso, já estão sujos.

Além dessas mudanças na política e na liberdade de expressão, onde a internet exige uma certa técnica para revelar sua real importância, muitas outras mudanças são verificadas. Podemos até afirmar que houve uma revolução de conceitos, costumes e  comunicação, onde muitas pessoas se comunicam mais fora da internet, por outros canais, que na própria rede.

Vejam algumas mudanças de comportamento da sociedade:

01 - Desenvolvimento sustentável: O que faz uma lei funcionar é a sua falta, ou seja, quando a tal lei é desnecessária.

Quando não há educação, as leis são ineficazes. A injustiça faz com que a lei só funcione do lado mais fraco, promovendo situações bizarras.

Ex: Dificilmente um político fica muito tempo na cadeia, entretanto, fui informado de pelo menos um caso de prisão eficaz de um parente de político.

Depois de uma noite caçando, um parente de um prefeito foi surpreendido pelo IBAMA.

Ele foi preso sem direito a fiança, e continua na cadeia até hoje. Críticos afirmam que matar animais se tornou mais cruel que matar pessoas, pelo menos para a lei.

A explicação é que o crime ambiental é crime federal, coisa de "gente grande". Obs: Muita gente não sabe, mas a lei é muito mais forte na esfera federal. O Governo Federal, por exemplo, é quem deveria dar o exemplo e fazer a sociedade funcional.

02 - Leis idiotas: As leis idiotas tomaram conta de países subdesenvolvidos como o Brasil, regido por uma política torta. A burocracia tornou-se tão rígida que são necessárias leis específicas para controlar outras leis, fiscais para controlar outros fiscais, etc.

03 - Socialismo e nacionalismo: Parece que a elite aprendeu alguma coisa com o nazismo, pois agora tudo é disfarçado, exceto pelas imagens que vazam o tempo todo na internet. São imagens de violências no trânsito, descasos no atendimento público, racismo explícito, problemas na classe média e câmeras, muitas câmeras por toda parte, exibindo fatos reais.

04 - Quota para os negros: Quota para os negros é uma dessas leis idiotas que dão muito certo, exceto pelo fato do termo negro ser ultrapassado dentro da filosofia atual. Para ser beneficiado por quotas para os negros, é preciso que as pessoas reconheçam que são negras, mas isso é racismo.

A ideia era democratizar a educação, justamente quando essa educação é posta em cheque por exames como o da OAB.

É preciso que se diga que as pessoas não gostam nada de ser classificadas como uma raça, mesmo que argumentos globalizados levem a isso. O preto passou a ser negro, o negro passou a ser afro-descendente, mas tudo isso continua sendo discriminação.

05 - Terceira idade: O aumento do número de pessoas na "terceira idade", combinada à sua saúde físico-mental, deu muita importância para um grupo de pessoas que nem eram lembradas. O velho passou para a terceira idade, a terceira idade para a melhor idade e, assim como no caso dos negros, estão prontos para sua exigência final, a de serem gente, pessoas.

Essa classe é muito importante e eu pude presenciar isso pessoalmente.

Eles tem mais tempo para se organizar, são mais experientes e sensatos, possuem mais conhecimentos e precisam de profissionais para ajudá-los, como médicos, advogados, professores, etc., apesar de que muitos deles próprios possuem esses conhecimentos também.

Muitos profissionais recusam-se a aposentar, já que se sentiriam mal, fato que ocorre também com as mulheres, o problema é que isso aumenta os problemas de desemprego.

06 - Direitos das mulheres: As mulheres finalmente atingiram o poder, mas isso trouxe consequências. Além do fato de a mulher ser responsável tradicionalmente pela família, o que inevitavelmente levará a degradação dessa, com educação terceirizada e homens sem noção de sociologia, algumas mulheres não podem ter família e nem sentem muita falta.

Os casos de assédio passaram a ser frequentes, e polêmicos, já que algumas mulheres são oportunistas. A ideia de que um simples toque caracterize um estupro, tornou a lei do estupro tão inútil quanto a lei da pedofilia.

07 - Pedofilia: Muita gente acha que está aumentando os casos de pedofilia, mesmo sem saber exatamente o que é pedofilia. Acontece que os crimes, de um modo geral, tem sido flagrado com muito mais frequência e isso passa a impressão de que está aumentando, mas não.

08 - Política: O socialismo levou a sociedade a assumir uma condição bem próxima do populismo, tão perigoso para o sistema político. O populismo corrompe o político e a culpa sempre será da própria população mal informada.

09 - GLS: A classe GLS ganhou muita força e leis em sua defesa. Celebridades assumiram e tornaram a sua condição bem menos marginalizada, dando apoio importante para essa classe tão incompreendida.

10 - Criança: Aumenta o número de crimes contra as crianças e as câmeras poderão não ajudar muito, exceto para mostrar a decadência da família e os problemas provocados pela terceirização da educação e liberação da mulher.

11 - Sexualidade: A pornografia divulgada pela internet, assustou muitos pais, além de alertá-los para a importância do acompanhamento  e orientação de seus filhos.

12 - Religião: Os escândalos nas igrejas podem trazer sérias consequências para a sociedade, já que a religião é um dos principais pontos de referências sociais, inclusive promovendo o equilíbrio comportamental.

Abandonados pelas igrejas, as pessoas poderão buscar apoio nas mitologias, misticismo, organizações secretas e outras ciências ocultas milenares, algumas muito interessantes na teoria, mas desastrosas na prática.

Essas são algumas características de nosso admirável mundo novo.

By Jânio