domingo, 18 de março de 2012

Rothschilds I - Os pais das guerras modernas




A família Rothschild, conhecida como A Casa de Rothschild, ou, mais simplesmente, como os Rothschilds, é uma dinastia Europeia, de origem judaico-alemã, que se estabeleceu no setor bancário europeu a partir do final do século 18. Cinco linhas do ramo austríaco da família foram elevados a nobreza austríaca, sendo hereditários do Império Habsburgo pelo Imperador Francisco II, em 1816. Outra linha, do ramo britânico da família, foi elevada à nobreza britânica a pedido da rainha Victoria. Durante os anos de 1800, acredita-se que a família possuía, de longe, a maior fortuna privada do mundo, bem como, de longe, a maior fortuna da história do mundo moderno. Hoje, os negócios Rothschild são menores do que eram durante todo o século 19, apesar de abrangerem uma ampla gama de domínios, incluindo: consultoria de gestão privada, financeira, agricultura mista, vinho e instituições de caridade.

O primeiro membro da família que era conhecido por usar o nome de "Rothschild" foi Izaak Elchanan Rothschild, que nasceu em 1577. O nome significa "escudo vermelho" em alemão antigo. A ascensão da família à proeminência internacional começou em 1744, com o nascimento de Mayer Amschel Rothschild, em Frankfurt, Alemanha. Ele era o filho de Moisés Amschel Rothschild (nascido por volta 1710),  um cambista que tinha negociado com o príncipe de Hesse. Nascido no gueto (chamado de "Judengasse" ou beco judaico) de Frankfurt. Mayer desenvolveu uma instituição financeira e espalhou seu império através da instalação de cada um de seus cinco filhos nos cinco principais centros financeiros europeus, para realizar negócios. O brasão Rothschild contém um punho fechado com cinco setas que simbolizam as cinco dinastias estabelecidas pelos cinco filhos de Mayer Rothschild, em referência ao Salmo 127: "Como flechas nas mãos de um guerreiro". O lema da família aparece abaixo do escudo:

Paul Johnson escreve: "As informações sobre os Rothschilds são tímidas. Não há nenhum livro sobre eles que seja, ao mesmo tempo, revelador e preciso. Muitas tolices têm sido escritas sobre eles... Uma mulher que planejava escrever um livro intitulado "Mentiras sobre os Rothschilds", abandonou o projeto dizendo: "Foi relativamente fácil de detectar as mentiras, mas revelou-se impossível descobrir a verdade". Ela escreve que, ao contrário do tribunal dos judeus dos séculos anteriores, que havia financiado e gerido casas nobres europeias, mas muitas vezes perderam a sua riqueza por meio da violência ou expropriação, o novo tipo de banco internacional, criado pelos Rothschilds era imune a ataques locais. Seus ativos foram realizados em instrumentos financeiros, que circularam através do mundo, como ações, títulos e dívidas. As alterações feitas pelos Rothschilds, permitiu-lhes isolar suas propriedades contra a violência local: "A partir daí, sua verdadeira riqueza estava fora do alcance da multidão, quase fora do alcance dos monarcas gananciosos".  Johnson argumentou que sua fortuna cresceu muito com as medidas atotadas por Nathan Mayer Rothschild, em Londres, a investigação mais recente, feita por Niall Ferguson, indica que os lucros maiores e iguais também foram realizadas pelas outras dinastias Rothschild, incluindo James Mayer de Rothschild, em Paris, Carl von Rothschild e Mayer Amschel em Frankfurt.

Outra parte essencial da estratégia Mayer Rothschild para o sucesso futuro, era manter o controle de seus bancos nas mãos da família, permitindo-lhes manter sigilo total sobre o tamanho de suas fortunas. Sobre 1906, a Enciclopédia Judaica observou: "A prática iniciada pelos Rothschilds, de ter vários irmãos de uma empresa, estabelecendo sucursais em diferentes centros financeiros, foi seguido por outros financistas judeus, como os Bischoffsheims e Pereire e Seligmans e Lazards, e outros, e destes financiadores, por sua integridade e habilidade de crédito financeiro, obtido não só com os seus confrades judeus, mas com a fraternidade bancária em geral. Por este meio financistas judeus obtiveram uma percentagem crescente das finanças internacionais durante o início, meio e final do século XIX. A cabeça de todo o grupo foi a família Rothschild... ". Ele também afirma: "Recentemente, os não-judeus financistas aprenderam o mesmo método cosmopolita, e, em geral, o controle dos judeus é agora um pouco menor."

Mayer Rothschild, com sucesso, manteve a fortuna da família, com cuidado, casamentos arranjados, muitas vezes, entre o primeiro ou segundo grau da família (semelhante ao casamento real). No final do século 19, porém, quase todos os Rothschilds começaram a casar fora da família, geralmente na aristocracia ou outras dinastias financeiras. Seus filhos eram:

Mayer Amschel Rothschild (1773-1855): Frankfurt , morreu sem filhos, passou a filhos de Salomon e Calmann

Salomon Mayer Rothschild (1774-1855): Viena

Nathan Mayer Rothschild (1777-1836): London

Calmann Mayer Rothschild (1788-1855): Nápoles

Jakob Mayer Rothschild (1792-1868): Paris

Famílias:

othschild família de banqueiros de Nápoles

Rothschild família de banqueiros da Inglaterra

Rothschild família de banqueiros da Áustria

Rothschild família de banqueiros da Alemanha

Rothschild família de banqueiros da França

Rothschild família de banqueiros da Suíça

Os Rothschilds já possuíam uma fortuna muito importante antes do início das Guerras Napoleónicas (1803-1815), e a família ganhara proeminência no  comércio nessas alturas.  De Londres, em 1813 a 1815, Nathan Mayer Rothschild foi fundamental, praticamente sozinho, pelo financiamento do esforço de guerra britânico, financiando o envio de ouro para os exércitos do Duque de Wellington, em toda a Europa, assim como organizou o pagamento de subsídios financeiros britânicos para seus aliados continentais. Em 1815, sozinhos, os Rothschilds financiaram £ 9.800.000 (em moeda de 1815, cerca de £ 566.000.000 hoje, quando se utiliza o índice de preços no varejo, e £ 6580000000 ao utilizar o salário médio) em empréstimos de subsídios aos aliados continentais da Grã-Bretanha.

Uma coleção de palácios vienenses, conhecidos como Palais Rothschild, foram derrubadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Os irmãos ajudaram a coordenar atividades de Rothschild em todo o continente, e a família desenvolveu uma rede de agentes, carregadores e mensageiros para transportar ouro em toda Europa devastada pela guerra. A rede da família também permitiu tempo para que Nathan Rothschild, com informação política e financeira à frente de seus colegas, dessem-lhe uma vantagem nos mercados e tornassem a casa de Rothschild ainda mais valiosa para o governo britânico. Em um exemplo, a rede familiar habilitou Nathan para receber, em Londres, a notícia da vitória de Wellington na Batalha de Waterloo, um dia à frente de mensageiros oficiais do governo.

A primeira preocupação de Rothschild, nesta ocasião, era a potencial vantagem financeira, no mercado, que o conhecimento teria dado a ele. Ele e seu mensageiro não deram imediatamente a notícia para o governo. Em seguida, repetiram as operações em contas populares, tais como a de Morton.

A base para a operação rentável mais famosa de Rothschild foi feita após a notícia da vitória britânica que tinha se tornado pública. Nathan Rothschild calculou que a futura redução da dívida pública provocada pela paz, criaria uma alta nos títulos do governo britânico, após uma estabilização de dois anos, durante o pós-guerra e  a re-estruturação da economia nacional. No que foi descrito como uma das operações mais audaciosas da história financeira, Nathan compraria no mercado de títulos do governo, que na época parecia um preço excessivamente alto, antes de aguardar dois anos, para então vender os títulos na alta do mercado em 1817, com um lucro de 40%. Dado o enorme poder de alavancagem que família Rothschild tinha à sua disposição, este lucro foi de uma soma enorme.

Fonte: Wikipedia

A nova ordem mundial

História universal das riquezas