segunda-feira, 25 de junho de 2012

Esquerda política paulista




Parece que a era PT está chegando ao fim, mas é bom não se empolgar muito, não, o PT nunca foi muito forte em São Paulo. Aliás, São Paulo sempre se destacou do resto do Brasil, quando o assunto é política, exceto pelo elemento Paulo Maluf.

O Malufismo é um dos últimos grandes grupos políticos da velha geração e, apesar de enfraquecido com os últimos escândalos envolvendo Paulo Maluf, ainda continua muito forte.

Não é a primeira vez que o PT cria polêmica ao se aliar à Maluf, Marta Suplicy perdeu uma eleição para José Serra ao dizer que todo apoio seria bem-vindo. Inteligentemente, José Serra disse, na época, que o apoio mais importante era o apoio do povo.

O PT esteve ao lado de Maluf em suas maiores tristezas, como quando foi investigado por corrupção e, mais tarde, acabou sendo preso. O único vereador do PT que apoiou uma CPI contra Maluf, na época, foi expulso do partido.

A decisão do PT em aceitar uma união com Maluf, certamente não foi muito inteligente, apenas matemática. É claro que um grande matemático pode ser inteligente, mas a matemática sempre será fria e calculista, uma ciência exata.

O PT estava de olho nos números pró-Maluf, só se esqueceu da rejeição que essa decisão poderia provocar - apesar de ser uma ciência exata, em matemática há subtração.

A recusa de Luiza Erundina em aceitar a união com Maluf, é apenas mais um capítulo na longa lista de políticos que um dia já foram do PT.

Erundina deveria ser vice na chapa formada pelo PT e aliados, mas quando ficou sabendo da entrada de Maluf, desistiu de ser candidata. Essa decisão de Erundina só chamou ainda mais a atenção dos eleitores, numa região onde as informações não param.

Para quem acha que direita e esquerda é a mesma coisa, num sistema que já é bipartidário, esse deverá ser um momento de muita reflexão.

E o azarado Serra, que só é azarado em nível federal, poderá ser mais uma vez governador, a não ser que alguém ainda se lembre da Privataria Tucana, e leve o caso a sério.

By Jânio

6 comentários:

LISON COSTA disse...

Amigo Janio:
Excelente a sua matéria, porém, eu não vejo nenhuma referência de valores que possam contribuir para o engrandecimento real do povo. Ambos reluzem uma ambição descabida junto ao povo brasileiro...É uma pena! Vale também aos demais candidatos que se arvoram na defesa dessa qualimarca de políticos que estão criando mofo e emperram o país com suas ações nada recomendáveis e decentes.
Abraços,
LISON

Jânio disse...

Olá Lison:

Infelizmente essa é uma triste realidade, depois de quinhentos anos. Enquanto os políticos fingem brigar e defender o direito do povo, a grande verdade é que a sua verdadeira moral começa pelos salários que eles ganham.

A constituição foi muito bem montada, de uma forma que ninguém consegue fazer nada, mesmo que queiram.

Vale lembrar que a última vez que políticos com idéias de esquerda estiveram no poder, ocorreu um golpe militar. A queda do presidente Fernando color foi promovida pela burguesia, assim como o governo militar.

Quanto mais a política seguir nesse caminho, maior será a chance de perderem o controle, já que os militares não tem nenhum interesse em política e os novos eleitores dificilmente cometerão o erro que cometemos, em apoiar os interesses burgueses.

Que venha a revolução de costumes, político, social, religião, comportamento, etc.

ABS

Anônimo disse...

Apesar de não ser de S. Paulo e não ser nenhum pouco favorável a Erundina, achei que ao menos ela tomou uma posição fiel; sem máscaras. Enfrentou de peito aberto e não se rendeu a situação. Coisa que na política é muito comum. De repente todos esquecem os disabores e estão se beijando e se abraçando como se tudo fosse faz de conta. Mais culpado ainda é o POVO que CONTINUA votando e dando confiança a esse bando de canalhas. Política não tem perdão: ERROU UMA VEZ, ERROU PARA SEMPRE e não entra mais. Vamos fazer essa regra funcionar ou vamos continuar vendo um desfile de noivas com apenas o penteado modificado. ACORDA POVO.

Jânio disse...

Olá Anônimo:

Eu concordo com seu texto, você disse tudo.

Principalmente nas lideranças, essa falta de caráter é extremamente prejudicial. Com a lei do lado deles, eles se tornam livres para fazerem o que bem entende.

ABS

Unknown disse...

Vermes como:paulo maluf,josé sarney,
josé dirceu etc.etc já fazem da tão
suja politica brasileira,mais suja
ainda.Até quando vamos ter de engolir
esta corja de ladrões dos bens publi
cos.

Jânio disse...

Olá Unknown:

Eles estão se atrapalhando e mostrando a cara. São Paulo sempre foi a melhor região para avaliar um partido.

Já sabemos que nenhum dos dois lados servem, mas precisamos de uma terceira, e talvez quarta, opções políticas, para podermos melhor um pouco nossas eleições.

ABS