quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Suástica - O símbolo obscuro do nazismo



Pelo que parece, a suástica é um símbolo pré-histórico, e sua escolha, para quem pretendia dominar o mundo, tinha objetivos certos.

A suástica é um símbolo que só perde para a cruz em matéria de simbolismo, mesmo assim, ela, a suástica, também é uma cruz.

Pelo fato de representar 10.000, em um desses países, faz-me lembrar um padrão de guerra no passado, onde a maioria dos exércitos tinha dez mil homens, apenas Gengis Khan viria mudar esse padrão, mas isso foi só uma lembrança.  De fato, o significado da suástica está ligado à religião.

Os mentores de Hitler eram ocultistas e não tiveram dúvidas de que Hitler era o escolhido de seus livros sagrados, uma espécie messias do Nazismo. O mundo viu, mais uma vez, a grande prova de que a religião e a política não deveria  se misturar.

Se os nazistas conheciam os significados da suástica em todos esses países? Ninguém sabe, mas provavelmente não, o fanatismo racista dificilmente aceitaria outras culturas, ditas inferiores pelos nazistas.

A suástica "virada à direita", é utilizada em cerimônias civis e religiosas, é utilizada também como amuleto de sorte e sucesso. Aparece no período neolítico da Índia e na pré-história de Tróia e Chipre, e, curiosamente, apesar de aparecer em tão diferentes culturas, não aparece no antigo Egito, Assíria ou Babilônia.

No início do século XX, era utilizada em várias partes do mundo, como amuleto de sorte e sucesso. Nos países nórdicos está relacionada a Runa, Gibur ou Gebo.

Quando o partido nazista adotou a suástica como logomarca, ela passou a ser associada com a ideologia do nazismo.

Heinrich Schliemann descobriu esta imagem no antigo sítio em que localizara a cidade de Tróia, sendo então associada com as migrações ancestrais dos povos "proto-indo-europeus" dos Arianos.

Ele fez uma conexão entre estes achados  e antigos vasos germânicos, e teorizou que a suástica era um "significativo símbolo religioso de nossos remotos ancestrais", unindo os antigos germânicos às culturas gregas e védicas.

O casal William Thomas e Kate Pavitt especulou que a difusão da suástica entre diversas culturas mundiais (Índia, África, América do Norte e do Sul, Ásia e Europa) apontava para uma origem comum, possivelmente da Atlântida.

Alfred Rosenberg, o primeiro a utilizar essas idéias, associou-as aos povos nórdicos, rosember também foi o teórico da pureza racial ariana.

A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika (no script Devanagari), significando felicidade, prazer e boa sorte. Ela é formada do prefixo "su-" (cognata do grego e?-), significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata para representar o verbo "ser". Suasti significa, portanto, "bem-ser". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". O sufixo "-tica", independentemente do quanto foi dito, significa literalmente "marca". Desta forma na Índia um nome alternativo para "suástica" é shubhtika (literalmente, "boa marca"). A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata

A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika (no script Devanagari), significando felicidade, prazer e boa sorte. Ela é formada do prefixo "su-" (cognata do grego e?-), significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata para representar o verbo "ser". Suasti significa, portanto, "bem-ser". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". O sufixo "-tica", independentemente do quanto foi dito, significa literalmente "marca". Desta forma na Índia um nome alternativo para "suástica" é shubhtika (literalmente, "boa marca"). A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata.

A Europa Ocidental ainda apresenta  significados bizarros como:

"Aranha negra" - como chamada por diversos povos da Europa Ocidental.

"Cruz torta", "Cruz Gamada" (ou "em ganchos") - na Heráldica.

Sinomía em outros idiomas:

Alemão: Hakenkreuz;

Dinamarquês: hagekors;

Neerlandês: hakenkruis;

Esperanto: hokokruco;

Estoniano: haakrist;

Finlandês: ''hakaristi;

Húngaro: horogkereszt;

Islandês: hakakross;

Italiano: croce uncinata;

Norueguês: hakekors;

Romeno: Cruce încârligata;

Sérvio: kukasti krst;

Sueco: hakkors;

Sonnenrad: cruz do sol, quatro pernas;

Grego: martelos de Thor, associado com o deus do trovão nórdico;

Lituano: cruz de trovão;

As primeiras suásticas são datadas de 4.000 anos antes de cristo, em cerâmica, escrita vinca e na região do indo, 3.000 antes de Cristo, utilizada pelo budismo e hinduismo, posteriormente.

Vasos em Sintashta, 2.000 antes de Cristo. Nas idades do bronze e do ferro, foram encontrados no norte do cáucaso e Azerbaijão, oriundos das culturas dos cítios e sarmácios.

Para Bárbara G. Walker, autora de um livro sobre símbolos, oriundos das culturas dos cítios e sarmácios.

Carl Sagan reproduz um antigo manuscrito chinês, cometas com quatro braços curvados, lembrando a  suástica. Sagan sugere que na antigüidade um cometa possa haver se aproximado bastante da Terra de forma que os jatos de gases que fluem dele, vergados pela rotação do cometa, tornaram-se visíveis – o que justificaria a representação da suástica como símbolo mundialmente existente.

A suástica é um dos símbolos sagrados do hinduísmo há pelo menos um milênio e meio. Ela é usada ali em vários contextos: sorte, o Sol, Brahma, ou no conceito da “samsara”. O budismo particularmente teve grande penetração noutras culturas, em especial no Sudeste da Ásia, China, Coreia, Japão, Tibete e Mongólia desde fins do primeiro milênio. Supõe-se que o uso da suástica pelos fiéis “Bom” do Tibet, e de religiões sincréticas como a “Cao Daí” do Vietnã , e “Falun Gong” da China, tenha sido tomado emprestado ao budismo. Da mesma forma, a existência da suástica como símbolo do Sol entre o povo “Akan” – civilização do sudoeste da África, pode ter sido igualmente resultado da transferência cultural em virtude do tráfico escravista por volta do ano de 1500.

O uso do símbolo no ocidente, junto às significações religiosas e culturais que lhe emprestaram, foi corrompido no começo do século XX, quando foi adotado pelo Partido Nazista. Isto ocorreu porque os nazistas declaravam que os arianos eram os antepassados do povo alemão moderno e propuseram, por causa disto, que a subordinação do mundo à Alemanha fosse algo imperativo, e até mesmo predestinado. A suástica então tornou-se um símbolo conveniente, de forma geométrica simples e ao mesmo tempo marcante, a enfatizar este mito ariano-alemão, insuflando o orgulho racial. Desde a II Guerra Mundial a maior parte do mundo ocidental tem a suástica apenas como um símbolo nazista, levando a equivocadas interpretações de seu uso no Oriente, além de confusão quanto ao seu papel sagrado e histórico em outras culturas.

Geometricamente a suástica pode ser definida como um icoságono (polígono de 20 lados) irregular. Os “braços” têm largura variável e são frequentemente retilíneos (mas isto não é obrigatório). As proporções da suástica nazista, entretanto, eram fixas: foram fixadas numa grade 5x5.

Uma característica fixa é a rotação em 180° de simetria e não eqüilateral – portanto com ausência de simetria reflexiva entre as suas metades.

A suástica é, depois da cruz eqüilateral simples (a "cruz grega"), a versão mais difundida da cruz.

A visão de Wilhelm Reich - O polêmico psicanalista Wilhelm Reich (ucraniano de origem germânica), em "Die Massenpsychologie des Faschismus, Frankfurt 1974, S. 102-107", faz a seguinte leitura do efeito psicológico da suástica:

1.O Nazismo serviu-se da simbologia para atrair sobretudo a massa de trabalhadores alemães, enganando-os com a promessa de que Hitler seria um Lênin para a Alemanha;

2."sob o simbolismo da propaganda, a bandeira era o que primeiro chama a atenção (cantando:).

Nós somos o exército da suástica,

Erguemos as bandeiras vermelhas

O trabalhador alemão nós queremos

Assim trazer para a liberdade."

Usando músicas que claramente pareciam comunistas, e com a bandeira habilmente composta, passava o Nazismo um caráter revolucionário para as massas.

Reich atesta que a "teoria irracional" da superioridade racial, tinha apelos ao subconsciente, através das formas da suástica e dos contrastes oferecidos pelas cores utilizadas (vermelho, preto e branco), chegando mesmo Hitler a afirmar que esta cruz era um símbolo anti-semita, em sua origem.

"Se olharmos detidamente para as suásticas no lado direito, vemos que elas claramente revelam formas humanas esquematizadas. Já a suástica voltada para a esquerda, mostra um ato sexual…".

Para o Hinduismo, os dois símbolos representam as duas formas do deus criador, Brahma: voltada para a direita, a cruz representa a evolução do Universo (ou Pravritti); para a esquerda, simboliza a involução do Universo (Nivritti). Também pode ser interpretado como representando as quatro direções (Norte, Leste, Sul e Oeste), com significado de estabilidade e solidez.

O Budismo foi fundado por um príncipe hindu e as duas formas da suástica são uma herança dessa cultura. O símbolo foi incorporado, desde a Dinastia Liao, nos ideogramas chineses, com o sinal representativo ? ou ? (wan, em chinês; man, em japonês; van, em vietnamita), significando algo como "um grande número", "multiplicidade", "grande felicidade" ou "longevidade", mas o desenho ? (suástica virada à direita) é raramente usado. A suástica marca as fachadas de muitos templos budistas. As suásticas (qualquer das duas variantes) costumam ser desenhadas no peito de muitas esculturas de Buda, e frequentemente aparece ao pé da estatuária de Buda.

Em razão da associação da suástica voltada para a direita com o nazismo após a segunda metade do século XX, a suástica budista, fora da Índia, tem sido utilizada apenas na sua forma ( virada para a esquerda).

A suástica, usada na arte e escultura budistas, é conhecida dentro da língua japonesa como "manji" (que, literalmente, pode ser traduzido como: caractere chinês para eternidade ), e representa o Dharma, a harmonia universal, o equilíbrio dos opostos. O símbolo virado à esquerda representa amor e piedade; voltado para a direita é força e inteligência.

No Japão, a suástica é chamada manji. Desde a Idade Média é usado como um Mon - ou "brasão de armas" de algumas famílias. Na simbologia japonesa a suástica virada à esquerda e horizontal ou manji é usada para indicar o local de um templo budista. A suástica à direita é chamada de gyaku manji (literalmente, manji invertido), e também é chamada de kagi juji, significando, literalmente, "cruz em gancho".

O Jainismo dá mais ênfase à suástica que o Hinduísmo. É um símbolo do progresso humano, e representa o sétimo Jina (Santo), o Tirthankara Suparsva. É considerada uma das 24 marcas auspiciosas, emblema do sétimo arhat dos tempos atuais. Todos os templos do Jain, assim como seus livros santos, contêm a suástica. Suas cerimônias começam e terminam com o desenho da suástica feito várias vezes em volta do altar.

Algumas fontes indicam que a imperatriz chinesa Wu, da dinastia Tang (684-704), decretou que a suástica seria usada como um símbolo alternativo para representar o sol. Como parte da lista de caracteres do idioma chinês (mandarim), a suástica tem seu código (Unicode) U+534D (e a pronúncia segue o caractere chinês, no cantonês, man; no mandarim, wan) para a suástica voltada para a esquerda, e U+5350  para a suástica virada à direita.

O mandarim Wan é um homófono para o número 10 mil, que é usado para representar o todo da criação, no Tao Te Ching, o livro basilar do taoísmo.

A forma da suástica é um símbolo bastante antigo na cultura Kuna, de Kuna Yala, no Panamá. Para eles a imagem lembra o polvo que criou o mundo: seus tentáculos, voltados para os quatro pontos cardeais, deram origem ao arco-íris, ao sol, à lua e às estrelas.

Em fevereiro de 1925 os Kuna se revoltaram contra a supressão de sua cultura, pelo governo panamenho, e em 1930 conquistaram autonomia. A bandeira oficial do estado exibe a suástica, com formas e cores que variaram ao longo dos tempos: as faixas antes da cor laranja eram vermelhas, e em 1942 um círculo (representando o tradicional anel de nariz dos Kunas) foi acrescentado para diferenciá-la ainda mais do símbolo do partido nazista.

Na Grécia Antiga a deusa Atena era por vezes retratada num roupão ornado por suásticas.

A medieval Liga da Corte Sagrada - Walker (em A Woman's Dictionary of Symbols and Sacred Objects) informa que a suástica duplicada era associada com as Cortes Vêmicas da Idade Média, uma seita secreta fundada para perseguir os hereges e judeus, antes de ficar associada à Inquisição. Esses tribunais, segundo ela diz, continuaram como sociedades ocultas para a prática da justiça sumária e do anti-semitismo, até o século XIX, quando foi sucedida pelo Partido Nazista, cujos associados teriam substituído a suástica dupla pela única.

Insígnia do 45th Infantry.A 45ª Divisão de Infantaria do Exército norte-americano usava uma suástica amarela sobre fundo vermelho como símbolo da unidade até os anos 30, como referência ao Pássaro-trovão da mitologia (Thunderbird).

Bandeira da Espanha Nacionalista durante a Guerra Civil Espanhola. Espanha - Os nacionalistas eram chamados de nazistas pelos republicanos, enquanto os republicanos eram chamados de comunistas pelos nacionalistas.

…o que inspirou Hitler para usar a suástica como símbolo da NSDAP já era usado pela Sociedade Thule (em alemão: Thule-Gesellschaft) considerando-se que havia muitas ligações desta com o DAP (Partido dos Trabalhadores) (…) de 1919 até o verão de 1921 Hitler usou a biblioteca Nationalsozialistische especial do Dr. Friedrich Krohn, um sócio muito ativo da Thule-Gesellschaft (…) Dr. Krohn também era dentista de Sternberg, que foi nomeado por Hitler para desenhar uma bandeira semelhante aquela que Hitler projetara em 1920 (…) durante o verão de 1920 a primeira bandeira do partido foi apresentada no Lago Tegernsee (…) sua fabricação foi caseira (…) não foram preservadas as primeiras bandeiras, e a bandeira do Ortsgruppe München foi então considerada como a primeira bandeira do Partido.
A primeira vez que a suástica foi usada com um significado "ariano" foi em 25 de dezembro de 1907, quando os auto-denominados Ordem dos Novos Templários, uma sociedade secreta fundada por Adolf Joseph von de Lanz Liebenfels, içou no Castelo de Verfenstein (na Áustria), uma bandeira amarela com uma suástica e quatro flores-de-lis.


Legislação brasileira:



1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.



Fonte: Wikipedia

9 comentários:

LISON COSTA disse...

Quer Post Fantástico!
Amigo JÂNIO:
Com sinceridade esse é um dos melhores artigos que já li sobre a Suástica. Profundo, repleto de conhecimentos sobre a riqueza simbológica junto aos diferentes povos e acima de tudo, de grande relevância sócio educacional. Vou repassar para os meus filhos.
Parabéns por mais um excelente texto!
Abraços,
LISON COSTA.

Jânio disse...

Olá Lison:

Como podemos notar no texto, Hitler era gostava muito do símbolo e como o símbolo não tinha direitos autorais ...

Hitler era popular e sabia como agradar o povo, já no caso dos ocultistas, nem precisava, se eles próprios achavam que Hitler era o homem dos livros sagrados.

Bastava a suástica para dizer tudo.

ABS

Anônimo disse...

Tenho procurado o porque do Nazismo ter usado a Suástica,já que era um simbolo asiático antigo e o que se encontra é uma aula sobrê a Suástica.

Mas patéticas são as respostas que tentam explicar o fato.

Como essa: " Hilter usou a Suástica porque isso atraia o operariado alemão"....

Pra mim é a Campeã !!

Na Europa nem a elite intectual nem o povo tinham visto a tal Suástica,então porque se sentiriam atraídos por um símbolo que nunca viram.

Estou lendo ali nos comentários que Hitler sabia como agradar o povo....Essa é páreo duro tambem.

Mas em que a suástica agradaria um povo que tava na pior inflação da história e morrendo de fome.

Olha lá aquele símbolo !!!,mucho loco manu...vamu segui esse cara,daí nóis pode usar essa porra de símbolo no braço e pronto resolveu tudo...Cacete só rindo pra não chorar do nível dos terrestres.


Tem a Sociedade Thule que provavelmente indicou seu uso....mas a pergunta continua POR QUE ???

Por que usaram ?? e não históricos da suástica.

Eh povinho burro deste planeta que lê a pergunta e responde outra coisa.

Jânio disse...

Olá Anônimo:

As respostas que você procura dificilmente irá encontrar. A Suástica tinha muitos significados, mas os nazista se identificavam mais com a simbologia relacionada aos arianos, isso tornava legítimas as suas conquistas, já que as terras seriam suas.

O nazismo era fundamentalista, autoritário, racista, fascista e por aí vai.

Jânio disse...

O povo não conhecia a história dos símbolos nazistas porque o nazismo veio de uma sociedade secreta. Para conhecer, era preciso entrar e o resto é história...

Cristiane Schilipack disse...

Olá Jânio

Gostei muito de seu post explicando a riqueza simbólica da Suástica, comentando e argumentando com clareza, pelo menos para mim que sou uma amante de História inveterada, sobre a utilização desse símbolo sagrado para muitas sociedades místicas e míticas, que ao longo e no decurso da História da Humanidade se fez, e ainda se faz presente.

Achei de extremo mau tom as colocações do "Sr. Anônimo", que demonstram cinismo, e pouco conhecimento histórico, e muito menos ( se me permite dizer), pouco cérebro para buscar conhecimento, e fazer análises lógicas de alguns fatos.

Hitler foi, apesar de sádico, fanático e louco ditador da Humanidade, um dos maiores líderes também.

Cristiane Schilipack disse...

(Cont.)

Apesar de sua insanidade moral e ética, ele era um homem extremamente inteligente e carismático, seus programas sobre saneamento básico, sobre estruturação de habitações populares (movimento Bauhaus, que até hoje é sumariamente executado em obras de engenharia), bem como reforma no ensino público, são no mínimo brilhantes, contudo seu preconceito exacerbado para com aqueles que não se enquadravam nas determinações da 'raça pura' ou 'ariana' como ele costumava dispor, e infelizmente ainda hoje existem aqueles inconseqüentes que acreditam nessa tolice de 'raça pura' ou 'ariana', pois, ao meu ver, são apenas pessoas frustradas em sua maioria, que buscam apenas um motivo qualquer para disseminar ódio, preconceitos éticos, e um racismo idiota, porque existe apenas UMA RAÇA – A RAÇA HUMANA.
Portanto, agredir um outro ser humano por sua condição religiosa, sexual, quantidade de melanina em sua pele, gordo, alto, magro, ou seja lá qual for o ‘motivo’ determinante para associar ‘superior’ com ‘inferior’, no mínimo é digno de repúdio social, e em casos que a violência se torne dolosa e/ou letal, aplicar penas de reclusão perpétua.
Mas, voltando a Hitler...

Ele foi um estadista brilhante, pois tirou a Alemanha de uma recessão absurda, e foi muito mais sagaz ainda em utilizar um símbolo que poderia sim trazer maiores agregados, sem falar nas mensagens subliminares que eram integradas às mensagens partidárias, e na abusiva exposição desse símbolo.

Hitler foi esperto ao utilizar um símbolo que para seu círculo fechado tinha um significado, e para o povo representava um raio de esperança para reconquistar seu valor como um povo orgulhoso e bravo.

Cristiane Schilipack disse...

(Cont.)

A Suástica não era conhecida pelo operariado alemão, ela era reconhecida com um símbolo de esperança, bem como associada ao Partido dos Trabalhadores alemães, e seu representante maior, Adolf Hitler, era aquele em quem muitos alemães depositaram suas fiéis esperanças de mudança, e melhoria de vida.

Pois, imagine viver em um país onde em menos de três meses um dólar (US$ 1, 00) custava em agosto de 1923 um milhão de Marcos (DM$ 1.000.000,00),e em novembro desse mesmo ano chegou a cifra de US$ 1,00 = DM$ 2.500.000,00.

Portanto, o povo não precisava conhecer os segredos enigmáticos da Suástica, pois quando governos, qualquer governo trata com a cultura de massa ele 'cria' símbolos, pois o ser humano busca sempre algo em que possa se apoiar.

No caso dos alemães da Alemanha Nazista, foi a Suástica.

E um símbolo como a Suástica, que possui a carga milenar, tal qual a Cruz Cristã, pode ser utilizado de diversas maneiras, e mesmo assim jamais perder seu 'poder espectral' ou 'obscuro' por assim dizer.

Portanto, a atração pela Suástica se deve em suma, e infelizmente, à imagem daquele que mais se utilizou dela, e que acabou também desvirtuando sua real essência, em suma, a criação de símbolos está inserida na psique humana desde a pré-história.

Basta observarmos à nossa volta, marcas de produtos, associações desportivas (exemplo: times de futebol, torcidas organizadas, etc.).

E se o Sr. Anônimo tivesse lido com mais cautela seu texto, teria observado a sua citação de:

(...)Se os nazistas conheciam os significados da suástica em todos esses países?
Ninguém sabe, mas provavelmente não, o fanatismo racista dificilmente aceitaria outras
culturas, ditas inferiores pelos nazistas.(...)

Enfim, desculpe meu comentário extenso, mas algumas coisas me indignam, e não consigo ficar calada, e tampouco me faço valer do anonimato, pois, a meu ver, anonimato é para aqueles que não conseguem sustentar suas opiniões, mas procuram de alguma forma desmerecer o trabalho daqueles que são capazes de exercer o bom uso do cérebro.

Como disse, anteriormente, gostei muito de seu texto, da clareza sobre a simbologia da Suástica, e sua relevância através da História, e infelizmente, devido a doutrina nazista, a Suástica em nossa História Contemporânea passou a ser reconhecida ‘quase’, que apenas como um símbolo nazista, todavia com o seu texto esse símbolo ganha uma conotação mais ampla, e mais adequada ao seu verdadeiro significado.

Abraços
Cris

Janio disse...

Olá Cristiane:

Obrigado pelo seu ótimo comentário, quanto maior o comentário melhor, pelo menos eu não consigo argumentar com pouco espaço. Eu posso até pensar, mas não iria transpor o pensamento de maneira adequada.

Eu concordo com seu comentário, veja bem:

Eu tenho estudado o socialismo, o nacionalismo/protecionismo e até a suástica, entre outros elementos da Alemanha Nacional Socialista, o problema é que mesmo no protecionismo, não vejo algo tão bizarro em relação a outros regimes ditatoriais.

A pior característica desse sistema de governo, a eugenia, está presente na história dos outros países ricos também, mas eles não poderiam divulgar isso, então preferem ocultar tudo, assim como Hitler fazia.

ABS