segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tecnologias do Paquistão




O Paquistão é um país ainda jovem, e ganha destaque principalmente por seus conflitos com a Índia, do qual conseguiu independência. Entre suas descobertas e invenções, estão algumas bem curiosas e revolucionárias, como a criação do primeiro vírus, cujo objetivo era atacar quem tentasse copiar um programa com direitos autorais,  sem permissão.

Sua tecnologia combina características de países de terceiro mundo, como a briga de galo e o veículo brindado, até tecnologias de ponta, dominadas por países subdesenvolvidos, como o Brasil, como é o caso da conexão do computador ao cérebro.

A sonda SMB lembra um temor que o mundo sempre teve, o desenvolvimento de armas nucleares, mas demonstra também a potência tecnológica e independência do Paquistão.

E, finalizando esses comentários, nada é mais importante para o mundo, hoje, que a criação do Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH.

Botões ornamentais - Originalmente os botões tinham funções ornamentais e, apesar de serem atribuídos às invenções da Índia, pertencem ao Paquistão, que conseguiria sua independência somente em 1.947. Foram utilizados em 2.000 A.C, mas há vestígios de antes disso, 5.000 atrás.

Briga de galos - Cockfighting era um passatempo em 2.000 a.c. Além do Paquistão (região da Índia), a China, Pérsia e outros povos do Oriente também mantinham essas tradições, inclusive a sicília, gregos e romanos.

Forno - O primeiro forno foi escavado em Balakot, Paquistão, 2.500 a 1.900 a.C, provavelmente para fabricação de objetos de cerâmica.

Arado - Segundo estudos, data de 2.500 a.c.

Régua - É do tempo em que o Paquistão pertencia a Índia, em Lothal, com uma precisão em polegadas que impressionaram os pesquisadores, 1.500 a.c à 2.400 a.c.

Vãos de escada - Também é do Paquistão, antiga Índia, 550 - 625 d.c.,

Conexão do computador ao cérebro -  Doutor Naweed Syed, especialista em engenharia biomédica, foi o primeiro cientista a conectar células cerebrais a um chip de silício, fundamental para o controle artificial  dos membros, perda da memória e deviciências visuais.

Interação eletrofraca - Abdus Salam recebeu o nobel de física, com a ajuda de dois americanos.

Desenvolvimento da sonda SMB, utilizada para detectar água pesada, vazamentos em usinas nucleares. Por  Sultan Mahmood Bashiruddin.

Vírus de computador criado por Alvi Farrooq Brothers, em 1.986, para proteger seu programa de pitataria (cópias ilegais).

IDH - O Índice de Desenvolvimento Humano foi  criado pelo economista Mahbub ul Haq em 1.990, com o objetivo de mudar o foco da economia do desenvolvimento da contabilidade da renda  nacional para políticas centradas em pessoas. Esse passou a ser o principal índice de desenvolvimento de um país, o PIB passava para segundo plano.

Babur - Primeiro míssil de cruzeiro de ataque terrestre.

Mohafiz (veículo blindado) - Projetado e fabricado no Heavy Industries Taxila.

Wikipedia