quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Leituras de pensamento



Treinar e ensinar técnicas novas para uma pessoa, requer muita atenção. Os orientais por exemplo, antes de passar as técnicas de artes marciais para uma pessoa, submetem-na  a uma série de testes para ver se ela está preparada para receber os preciosos ensinamentos.

Depois de o cinema brasileiro perder o medo de mostrar nossa realidade e voltar às suas origens, através do filme "Cidade de Deus", foi a vez do Capitão Nascimento de "Tropa de Elite", mostrar o outro lado dessa mesma realidade. Filmados praticamente ao mesmo tempo, o cinema brasileiro dava ares de Hollywood, ou seria Atlantida?

Agora, era o comandante de um grupo especial de operações da polícia quem testava a verdadeira vocação de seus comandados...

Quando eu conheci a plataforma Wordpress, não demorou muito para eu descobrir as possibilidades de seu painel administrativo. Descobri até demais quando, sem querer, eu acabei entrando na administração do My1blog, o que me forçou a pedir desculpas para o seu gerente e ainda explicar como eu fora parar ali por engano.

A combinação Google Analitics, del-icio-us, navegador e Wordpress, entre outras ferramentas, permite que possamos ler os pensamentos das pessoas. Quando algum voluntário como eu digita sua busca, isso é registrado no sistema administrativo da Wordpress.

Eu fiz questão de passar isso minuciosamente para os leitores, e tudo estava indo muito bem, até que algum espertinho começou a usar essa técnica contra mim.

Tudo era muito simples: Quando o sistema rastreava uma busca, eu já sabia de uma notícia nova antes das outras pessoas. Isso era fácil de analisar enquanto o blog era pequeno e eu ainda não tinha tantos textos virais publicados.

Quando o blog cresceu, eu passei a me concentrar mais nos virais e no gosto do leitor, eu também já tinha uma certa experiência em textos.

...mas tinha um espertinho que usava essa técnica contra mim, e eu me perguntava porque ele escolhera logo eu para ler meus pensamentos.

Quando eu iniciava uma pesquisa, algumas demoravam dias ou até uma semana, alguém sempre publicava o tema antes de mim, pior, com um formato bem reduzido. 

Eu ficava me perguntando o porque de alguém chegar sempre a minha frente, concluí que seria através do painel administrativo da Wordpress. Todos nós blogueiros sabemos o quanto é difícil ter uma boa idéia, depois de vários anos blogando, por isso algumas vem dos próprios internautas.

Foi por isso que eu passei a usar a Wikipedia. A Wikipedia possui muitas ligações por hipertextos, evitando que façamos pesquisas.

A pesquisa no Google é necessário só para iniciarmos a navegação pela Wikipedia. Os textos da Wikipedia são tão interessantes que esquecemos até o que estávamos procurando no início.

Fazer pesquisas sobre temas mais sofisticados, evita que copiem nossas idéias antes de nossa publicação, também evita que fiquem lendo nossos pensamentos.

By Jânio