terça-feira, 14 de junho de 2011

Ciclonudistas invadem as ruas do Mèxico




Cerca de mil e trezentos ciclonudistas sairam às ruas no México, para mais uma manifestação pacifista da World Naked Bike Ride (WNBR).

Essa não é a única manifestação pública com pessoas nuas.

Desafiar os (pre)conceitos moralistas é uma das formas mais eficientes de se fazer marketing de guerrilha, e pessoal também, não é mesmo Geisy?

Várias cidades aderiram a essa manifestação, sendo as principais cidades, Guadalajara, Morélia e a capital do México.

Desde sua primeira realização em Vancouver, Canadá, em 2.003, a WNBR percorreu cidades do mundo inteiro, inclusive São Paulo.

Pelo fato dos manifestantes estarem nús, a maioria desses protestos tem causado muita polêmica onde são realizados.

A atitude desses manifestantes choca a maioria dos conservadores da sociedade e, apesar das aparências, os objetivos são bem claros.

Segundo os ciclonudistas, os protestos estão relacionados à violência no trânsito e a dependência excessiva aos combustiveis fósseis, poluição.

Seguindo a minha teoria de fazer propaganda da própria propaganda, essa é uma forma de manifestação impossível de não ser notada. Quanto aos resultados obtidos por esse tipo de manifestação, eu tenho as minhas dúvidas.

Não dá para negar que eles mobilizam quase todos os meios de comunicação, conseguindo passar a mensagem de maneira clara, o problema é que o efeito Geisy Arruda é devastador entre os moralistas. Apesar da participação de pessoas mais conservadoras nos protestos, os moralistas sempre serão um grande obstáculo a ser vencido.

A organização dos eventos é um ponto a favor dos manifestantes, o que dá tempo para os moralistas se adaptarem a situação, abrindo passagem para os ciclonudistas.

As reações e os resultados desses protestos variam de país para país, independe do nível econômico.

Nem todas as pessoas participam das manifestações nuas, nem todas as pessoas tem o mesmo estilo de vida e, apesar de aparentemente rebeldes, há muitos defensores importantes da causa, por isso as repressões por parte dos moralistas são moderadas.

By Jânio