sábado, 28 de março de 2015

Cinema 2.015 - Effie Gray




Euphemia Chalmers Millais, Lady Millais née Gray, conhecida como Effie Gray, Effie Ruskin ou Effie Millais (7 de Maio 1828 - 23 de dezembro de 1897) era a esposa do crítico John Ruskin, mas deixou o marido, sem que o casamento fosse consumado, e depois da anulação do casamento, casou-se com o seu protegido, o pintor pré-rafaelita John Everett Millais. Este famoso "triângulo amoroso" vitoriano foi dramatizada em peças teatrais, filmes e uma ópera.

Effie Gray é um filme britânico biográfico, drama, dirigido por Richard Laxton, previsto para ser lançado em 2014. O lançamento do filme foi adiado por processos alegando que o roteiro, escrito por Emma Thompson, fora plagiado de dramatizações anteriores da mesma história. Os casos na justiça foram vencidos por Thompson.

Seu tema é o triângulo amoroso envolvendo o crítico de arte Vitoriana John Ruskin (interpretado por Greg Sábio), sua esposa, Euphemia "Effie" Gray (Dakota Fanning), e o artista pré-rafaelita John Everett Millais (Tom Sturridge). Emma Thompson também aparece no filme como Elizabeth Eastlake.

Em uma seqüência pré-créditada, Effie Gray é vista andando através de um jardim falando de um conto de fadas em que uma menina se casou com um homem com  pais maus. Após os créditos, o casamento de Effie com John Ruskin em Perth, na Escócia, é exibido. O casal viaja a Londres para ficar com seus pais. Effie logo começa a sentir-se isolada, especialmente quando ela é repetidamente menosprezada pela mãe de John. Seu sofrimento é agravado pelo fato de que seu marido não mostra nenhum interesse em consumar o casamento e se recusa a discutir o assunto.

Na Royal Academy of Arts, John e Effie participam de um jantar em que há um debate acalorado sobre o novo movimento Pré-Rafaelita na arte, que John dá suporte. John convence Sir Charles Eastlake, o presidente da academia, para permitir que os jovens artistas possam expor suas pinturas. Effie atrai a atenção da esposa de Sir Charles, Elizabeth. Quando os Eastlakes visitam os Ruskins, Elizabeth vê como Effie está angustiada na atmosfera repressiva da família Ruskin.

Effie tem esperança que os problemas irão melhorar quando eles viajam para Veneza, onde John estará pesquisando seu novo livro The Stones of Venice. Mas quando chegam lá, John se ocupa de estudar os muitos monumentos históricos da cidade, deixando Effie na companhia de Rafael, um jovem italiano. Effie aproveita a vida da cidade, mas fica aflita quando Rafael tenta seduzi-la. Seu marido parece alheio à situação.

Effie teme retornar à família Ruskin. De volta a sua casa, ela sofre de uma série de afecções nervosas. O médico aconselha ar fresco e mais atenção do marido. John diz que pretendem viajar para a Escócia, onde Everett Millais, um dos pré-rafaelitas, vai pintar o seu retrato. Na Escócia, Everett faz amizade com Effie, e torna-se cada vez mais perturbado pela atitude de desprezo de John para com sua esposa. Ele fica profundamente envergonhado quando John deixa os dois sozinhos por várias noites, quando ele visita Edimburgo. Effie e Everett se apaixonam. Quando John retorna diz Effie deve voltar com ele para Londres. Everett  a convence a levar alguém de sua confiança com ela para explorar as opções para o divórcio. Effie traz sua irmã Sophy, alegando que Sophy quer ver a capital.

Em Londres, Effie visita Elizabeth Eastlake. Ela diz que ainda é virgem e que John disse que estava revoltado com o corpo dela na noite de núpcias. Elizabeth aconselha-a a procurar aconselhamento jurídico. Effie é examinada por um médico, que confirma a sua virgindade. Seu advogado diz a ela que o casamento pode ser anulado. Effie para a Escócia, supostamente para acompanhar sua irmã, mas na realidade é para deixar John para sempre. Antes que ela saia de Londres, ela visita Everett, mas só se comunica com ele através de sua irmã. Everett diz que vai esperar por ela. A família de Ruskin fica horrorizada quando o advogado de Effie faz uma notificação de um recurso de anulação em razão da impotência de John. Enquanto ela viaja para o norte, Effie sorri.

Ficha técnica:

Directed by Richard Laxton

Produced by:

Andreas Roald

Donald Rosenfeld

Written by Emma Thompson

Starring:

Dakota Fanning

Emma Thompson

Greg Wise

Tom Sturridge

Music by Paul Cantelon

Cinematography - Andrew Dunn

Edited by Kate Williams

Production:

Sovereign Films

Distributed by Metrodome Distribution

Data de lançamento:

5 de outubro, 2014 (London premiere)

Abril 2.015 - Brasil

Tempo de duração

108 minutes

País - Reino Unido

Língua - Inglês

Elenco:

Dakota Fanning as Euphemia "Effie" Gray

Emma Thompson as Lady Eastlake

Greg Wise as John Ruskin

Tom Sturridge as John Everett Millais

Robbie Coltrane as Doctor

Julie Walters as Margaret Cox Ruskin

Claudia Cardinale as Viscountess

David Suchet as John James Ruskin

Derek Jacobi as Travers Twiss

James Fox as Sir Charles Eastlake

Russell Tovey as George

Riccardo Scamarcio as Rafael

Polly Dartford as Sophy Gray

Fonte: Wikipedia

Cinema 2.015

Dead rising watchtower

Cinema 2.015 - Cut Bank

Dead rising watchtower

Get Hard

A girl like her

Insurgent

The transporter legacy

O sequestro de Freddy Heineken

The cobbler

Jogo duplo

McFarland USA

Accidental love



Nenhum comentário: