quarta-feira, 1 de maio de 2013

Menor filme nanotecnológico




A IBM aproveitou as nanotecnologias aplicadas ao armazenamento de dados  na informática, para fazer um filme microscópico.  O filme "Um menino e seu átomo", é a menor animação "stop motion" do mundo.

O filme já foi registrado e certificado pelo livro dos recordes, Guiness Book, cujo especialistas apreciaram o uso incomum de um microscópio que aumenta os átomos em até 100 milhões de vezes o seus tamanhos reais. O dispositivo facilitou  ver a atração e retração dos átomos de cobre contra agulhas superfinas,  enquanto eles se aproximam da folha metálica.

"Estamos aplicando as mesmas técnicas usadas para o surgimento de novas arquiteturas de computação e formas alternativas de salvar os dados para fazer este filme", explicou o engenheiro do Centro de Pesquisas da IBM, Andreas Heinrich. Em sua opinião, trata-se de "uma ciência exata e totalmente nova".

O vídeo tem um minuto e trinta segundos. Contém 242 quadros que protagonizam em conjunto, cerca de 10.000 átomos. E, como informam os produtores, o tamanho real de cada cena de animação (antes da ampliação ótica) foi de 25 a 45 nanômetros.

Assista o vídeo: RT-TV

Macaco com sexto sentido

Física quântica vai revolucionar a internet

Top produtos de nanotecnologia



2 comentários:

Henrique disse...

As novidades do mundo...e a IBM sempre no meio.

Jânio disse...

Olá Henrique:

É para você ver como são as coisas, não é mesmo?

A informática é uma área onde sempre estão surgindo mega-empresas a partir de garagens, como são os casos da Microsoft e Apple, entretanto, a IBM faz questão de nos lembrar o poder de uma grande marca.

ABS