sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Top buracos para você conhecer antes de morrer





Mina de diamantes da Sibéria

Nas décadas de 70 e 80 ou, desde sempre, costumava-se dizer que o Brasil estava afundando. Alguns diziam que o país já estava no fundo do poço, mas sempre havia algum humorista disposto a dizer que "não há buraco grande suficiente que coubesse o Brasil" - maus tempos aqueles.

Filosoficamente, buraco pode significar a decadência mas, mesmo significando decadência, sempre haverá alguém acreditando literalmente que o inferno está no fundo da Terra. Cientificamente falando, o centro da terra não é nenhum spa para burguês estressado.

Na lista abaixo, há buracos suficientes para deixá-lo maravilhado e, ao mesmo tempo, aterrorizado. O que me surpreende é o fato desses buracos não ficarem no Brasil.

Todos nós temos uma vaga ideia de como se explora, procura, diamantes, mas essa mina pode aumentar a nossa percepção visual.

O que dá para se pensar vendo um buraco desses?

Bom, para começo de reflexão, vale lembrarmos dos protestos por mais segurança nesses ambientes de trabalho.

Mas que tipo de segurança poderia se esperar em um lugar desses?

Amarrar a pessoa num cabo poderia ajudar, mas os riscos continuam.

Não dá para criar estruturas metálicas, concretar, já que essas pessoas irão estar cavando ali. A organização é útil para o dono da mina, mas a segurança das pessoas.

Eu fico imaginando que toda a terra que é tirada dali, deveria ser colocada de volta no lugar, mas aí é que descobrimos a força do dinheiro. A terra nunca retornará ao local.

Eu prefiro não imaginar o que acontece quando chove ou quando uma parte da terra cede.




Grande buraco azul - Belize

Pelo menos esse buraco não está vazio, e é sem dúvida belíssimo. Infelizmente, eu ainda não fui atrás dos dados sobre esse abismo mas, talvez, seja o caso de eu criar matérias sobre cada um desses encantadores, e assustadores buracos, separadamente.



Burnin Gates of Turkmenistan

Se alguém estava curioso para saber o significado da palavra Gates, lá vai: Portão, entrada principal, comporta, desfiladeiro, comporta, passagem natural.

Burning nem precisa dizer que significa queimando, não é mesmo?

É assustador demais para se dizer belíssimo.





Kimberley Big Hole - África do Sul

Lembra uma paisagem que eu já vi no Brasil, se a memória não falha, na Chapada de ... e ... falhou.

Mas essa imagem é belíssima também, melhor, não assusta tanto rsrsrs





Bingham Canyon Mine - Utah

Aqui, vou deixar de analisar a paisagem e deixar o meu descontentamento com a ação do homem na natureza.

A natureza ficaria bem mais bela sem esse buraco... ou será que eu estou enganado.



Glory Hole em Monticello Dam - Califórnia

Apesar do nome americanamente correto, que imagem belíssima. Essa foto deixa claro a necessidade de posts e pesquisas sobre cada uma das paisagens.





Diavik Diamond Mine

Olhando a imagem, fica até difícil de comentar. Pessoas mais sensíveis podem chorar, gritar palavrões ou ter um ataque, no caso dos epilépticos.

Fica a pergunta: Quem ou o que mandam nesse mundo?





Sinkhole Guatemala

Pode ser que esse buraco seja muito profundo, caso contrário não estaria nessa lista, contudo, ele me lembrou da catástrofe do metrô, que deixou os políticos numa situação complicada na época.




Mina de cobre de Chuquicamata

Recentemente, o mundo inteiro acompanhou o drama dos mineiros do chile, quando a natureza mostrou a sua força. Felizmente tudo terminou bem para os mineiros, já para a natureza, só vendo as imagens para se ter uma ideia do que a ambição do homem rico e a fome do homem pobre, podem fazer.







Udachnaya Pipe

Mais um gigantesco buraco, provocado por mineiros.

Jazida de Diamantes da Rússia, com 600 metros de profundidade


Nenhum comentário: