quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A evolução da Bíblia


Observando bem a Bíblia, desde a criação, notamos uma evolução constante, até o nascimento de Jesus, quando a evolução deu um salto e tivemos uma verdadeira revolução. A partir de Jesus, o tempo parou e e recomeçou do zero,  foi quando a Bíblica passou a ser contada no tempo passado.

Apesar de, nas palavras de Maomé e do islamismo, o tempo ter continuado de maneira distinta do cristianismo, o cristianismo é aceito até pelos poderosos que se beneficiam do martírio e da pobreza para atingirem seus objetivos, essa foi uma das formas como os países do ocidente se tornaram os mais ricos e poderosos do mundo, até a atual crise econômica.

Muitas verdades nos são negados e, caso fossem reveladas, todo o imperialismo chegaria ao fim. A Idade Média trouxe muitas verdades à tona, acabou assustando muita gente, apesar de muitas sociedades secretas terem se organizado nessa época.

Nas palavras da Bíblia Cristã podemos notar como o criador era rígido com as leis e implacável com os seus escolhidos. Entretanto, em algumas ocasiões, a humanidade ganhava uma nova chance para não ser exterminada da face da Terra.

O Criador da Terra destruiu a Torre de Babel e  movimentou as águas do mar Vermelho, promoveu grandes milagres na história de um povo de memória curta, mas consciente da importância da tradição para preservar nossos ensinamentos. Em alguns momentos da história bíblica, Nosso Senhor fez  alianças com os seres humanos, em alguns momentos da história sagrada, nosso criador nos deu uma nova chance, mas até quando seremos merecedores dela?

As histórias da Bíblia são muito antigas e correm o risco de perderem espaço para as teorias de evolução. Normalmente, eu teria dificuldades para aceitar tanto a resposta da religião, como a resposta da ciência, entretanto, foi a partir de Jesus que tudo ficou mais simples.

A simplicidade nas palavras de Jesus nos tornou seres muito mais humanos, mas passamos a abusar de sua capacidade de perdoar.

Fica claro que a Bíblia é um instrumento de auto-ajuda, auto-controle, mas controlar a vida dos outros já não é tão fácil.

Além dos donos do mundo que só pensam em aproveitar o final dos tempos até que não haja mais nada para ser sugado, temos mania de fazer coisas erradas, achando que tudo ficará bem, depois do arrependimento, depois do perdão. Essa certeza de que tudo tende a acabar bem, leva-nos a errar e então enfrentamos o purgatório do arrependimento que parece nunca ter fim.

Graças ao Nosso Senhor, Jesus nos livrou do fundamentalismo e nos apresentou os primeiros princípios, mesmo assim, muita gente tem a estranha mania de achar que as antigas leis são mais importantes que os princípios.

Algumas interpretações minhas:

0 - Amar a Deus sobre todas as coisas:

Para qualquer pessoa que tenha uma vida normal e envelheça, sempre estará com Deus no final da vida.

0 - Não tomar seu santo nome em vão:

Amar a Deus, não quer dizer explodir o mundo em nome dele. Se uma pessoa pensa em fazer isso, jamais deve tomar o seu amor por desculpa.

0 - Honrar pai e mãe:

Aqui, começam os problemas. Alguns pais são normais e são honrados, já outros...

0 - Não matar:

A legítima defesa faz parte da lei dos homens, e normalmente não se deve matar, mas no mundo de hoje...

0 - Não furtar:

Realmente não há nada pior que ser um ladrão, se bem que alguns filósofos consideram a mentira como o pior defeito de um covarde.

0 - Não cometer falso testemunho:

Mais do que um pecado, é a falta de caráter. Ser covarde e mentir é quase reconhecer não ser digno de viver.

0 - Guardar domingos e festas:

"Então o filho do Homem também não é senhor do sábado."

0 - Não pecar contra a castidade:

Talvez esse seja o pecado mais polêmico de hoje. Culpa da hipocrisia, falta de educação, etc.

As consequências de atos impensados, tentativa de casamentos forçados, golpes do baú, aborto, família, marginalidade... acho que já chega, não é mesmo?

0 - Não desejar a mulher do próximo e as coisas alheias.

Por mais que a modernidade  mostre o contrário, sempre dá confusão envolver-se com a mulher do próximo. Já na hora da inveja, talvez o melhor a fazer seja fechar os olhos e buscar outros valores que realmente importam.

Há um pastor que diz que a Bíblia não deve ser interpretada porque ela já é complicada demais e a interpretação só iria complicar ainda mais, o problema é que o literalismo pode ser ainda mais complicado, em alguns casos.

Jesus ensinava através de parábolas e, nesse caso, o fato não tinha necessariamente que ter acontecido para conter a verdade, aliás, em alguns casos, a representatividade é mais importante que os fatos.

Em toda legislação, as questões mais importantes surgem quando há conflito entre as regras, leis, normas.

Uma grande personalidade disse uma frase importante: "Na dúvida, faça a coisa certa", seguindo a mesma linha de: "Só fale quando tiver certeza".

Eu diria que se não temos certeza, melhor procurar outra coisa para fazer, não é mesmo?

Algumas pessoas estão além de nosso tempo e andam nuas ou vivem em comunidades alternativas, sem nenhuma maldade, desejo ou cobiça, outras se aproveitam dessa situação e apenas fingem, pagando um preço alto por isso.

De um modo geral, as consequências de nossos atos devem ser previamente analisados, devemos ter responsabilidade.

By Jânio

O homem que venceu o tempo

Milagres existem?

A duvidosa teoria de Darwin

Da genética ao nazismo

Verdades proibidas

A natureza obscura da mente humana

15 comentários:

Steve Withers disse...

Não há deuses. Isso se torna evidente quando olhamos para a história e os milhares de deuses que foram abandonadas. Inútil.

Jânio disse...

Olá Steve Withers:

Eu confesso que tenho uma certa admiração pelos ateus, mas só os ateus verdadeiros, não aqueles que fingem para se aparecer, entretanto, eu fui educado de acordo com as palavras de Jesus Cristo e, além disso, já presenciei muitos fatos inexplicáveis pela ciência.

Se até os cientistas já se renderam à grandiosidade do divino, quem sou eu para duvidar, não é mesmo?

No caso dos milhares de deuses, eu concordo contigo, isso faz parte da natureza humana, inclusive, alguns desses deuses são adoráveis, como os deuses gregos, romanos, etc.

ABS

Anônimo disse...

Eu gosto desse blog pelo fato dos temas serem abordados com respeito, coisa que na maioria dos blogs cristãos, vira uma guerra ateus X religiosos, com uma enchurrada de desrrespeito dos dois lados.

Eu sou um agnóstico deista, ou seja, acredito na existencia de uma força superior, mas não acredito nas religiões, criadas pelos homens.

Porém esse tema aborda uma coisa interessante, que são os ensinamentos de Jesus, que mesmo para quem não crê nele como um deus homem, não pode negar que ele ensinou coisas boas.

as diferenças entre o velho e o novo testamento são gritantes, enquanto um determina formas de punir seus escravos no outro se ensina o amor ao proximo, enquanto em um se fala nas formas de punir concumbinas, mulheres e filhas, no outro Jesus trata as mulheres e crianças como iguais.

Então mesmo para quem não crê no Jesus semideus, é inegavel que na época e cultura em que ele pregou, seus ensinamentos eram uma afronta a cultura secular, em prol de boas ações morais e éticas, que mesmo hoje em dia com toda a nossa cultura, ainda se encontra escassa.

Anônimo disse...

A bíblia não pode evoluir, por uma razão muito simples: se ela é realmente (eu duvido) a palavra de Deus, ela é perfeita, completa e acabada em sí mesma. Ou alguém poderia melhorar o que é perfeito???

De outro lado, e aceitarmos sua "evolução", está claro que não é a palavra de deus, pois ela precisa ser melhorada.

Espero sinceramente que o signatário do blog aceite divergências e não fique esperando apenas elogios.

http://clubepatriarcas.blogspot.com.br/ disse...

O 4º Mandamento não foi lembrado, muito pelo contrário, foi alterado segundo o seu comentário, em todo texto vc exaltou Deus como criador, mas o Mandamento no qual o exibe verdadeiramente como tal, vc simplesmente excluiu, e ainda mais, o alterou descaradamente, e não tenho dúvida de que vc conhece a Palavra de Deus, então deve saber que Deus não muda (Malaquias 3:6), e vc também sabe que nenhum mandamento deve ser excluido ou removida da maneira q vc fez (Mateus 5:18), não brinque o coisa santa, e digo mais, não brinque com a Palavra de Deus, não engane ninguém com tais comentários, digo-lhe isso pro seu próprio bem (Apocalipse 22:18,19). e q Deus tenha misericórdia de nós e q sua graça dure p sempre em nossos corações! Dúvidas, procure uma Igreja Adventista do Sétimo Dia, lembrando q não pregamos sobre qualquer q seja a igreja, mas pregamos a palavra de Deus, todos os seus princípios segundo o q a Bíblia ensina e não segundo o que um líder religioso ensina, sejamos humildes e vamos procurar aprender cada vez mais. Paz d Cristo a tds!

Evan disse...

"E o homem, em sua infinita ignorancia, criou Deus."

xela disse...

Acho que sua versão dos dez mandamentos está meio equivocada, amigão! Procure uma tradução da Bíblia mais confiável.
Abraço...

Jânio disse...

Olá Anônimo 01:

Muito bom seu comentário!

Eu tenho um outro blog, com o mesmo endereço mas na Wordpress. Nesse blog, eu reuni um grupo de pessoas que pensam completamente de mim, desde política, social, até religioso.

A minha ideia é aprender a conviver com pessoas que pensam diferente, mas se respeitam.

Jesus era assim, carismático por onde passava, sem ambição, descendente de profetas, por parte de mãe, reis, por parte de padrasto.

... e todos o amavam. Será que todos acreditavam que ele era o filho de Deus?

Provavelmente sim, afinal, todos somos filhos de Deus, desde que queiramos ser.

Jesus criou um testamento a parte e, depois de uma discussão com um padre, ele simplesmente pediu para que as crianças evitassem o antigo testamento. O problema é que ele não conhecia a psicologia infantil: Se não pode, então, vamos fazer.

Depois de conhecer muita filosofia de buda e outros grandes nomes, cheguei a conclusão que seria melhor ser mais moderado, afinal, vivemos em um novo mundo.

ABS

Jânio disse...

Olá Anônimo 02:

Essa é uma questão pela qual eu quebrei a cabeça a minha vida toda: "Porque mesmo decretando o fim da humanidade, Nosso Senhor sempre nos dava uma chance?

Eu confesso que eu nunca vi um livro tão fiel à sua escrita original, como a Bíblia. É uma pena que o Vaticano não possa liberar todos os livros, visto que o sistema não suportaria. Cada pessoa utiliza a Bíblia para defender os seus interesses: as prostitutas lembram da santa Maria Madalena, enquanto os outros lembram cada um de seu texto favorito.

Eu choquei um padre, ao dizer que parte da Bíblia poderia ser muito útil para os comunistas.

Entretanto, o ser humano é assim, mesmo sendo a cultura que prevaleceu, por ter a religião mais civilizada, apesar de tudo, as palavras foram ficando mais amenas de acordo com a evolução do homem. A grande revolução veio com Jesus, quando o Estado e a Religião definitivamente se separaram.

Jesus disse que não mudaria nada, apenas completaria, mas mesmo assim foi revolucionário: "Então o Filho do Homem também não é o Senhor do Sábado?"

Era inevitável que ele morresse na cruz, assim como era inevitável a morte de Kennedy, Martin Luther King, etc.

Cada um deve escolher a sua cruz, e quanto mais fugir, mais estará com ela.

Ironicamente, a cruz, sinônimo da morte, tornou-se o sinônimo da vida eterna. Essa é apenas uma das milhares de milhões de curiosidades sobre a cultura judaico-cristã.

ABS

Jânio disse...

Olá Anônimo 02:

Essa é uma questão pela qual eu quebrei a cabeça a minha vida toda: "Porque mesmo decretando o fim da humanidade, Nosso Senhor sempre nos dava uma chance?

Eu confesso que eu nunca vi um livro tão fiel à sua escrita original, como a Bíblia. É uma pena que o Vaticano não possa liberar todos os livros, visto que o sistema não suportaria. Cada pessoa utiliza a Bíblia para defender os seus interesses: as prostitutas lembram da santa Maria Madalena, enquanto os outros lembram cada um de seu texto favorito.

Eu choquei um padre, ao dizer que parte da Bíblia poderia ser muito útil para os comunistas.

Entretanto, o ser humano é assim, mesmo sendo a cultura que prevaleceu, por ter a religião mais civilizada, apesar de tudo, as palavras foram ficando mais amenas de acordo com a evolução do homem. A grande revolução veio com Jesus, quando o Estado e a Religião definitivamente se separaram.

Jesus disse que não mudaria nada, apenas completaria, mas mesmo assim foi revolucionário: "Então o Filho do Homem também não é o Senhor do Sábado?"

Era inevitável que ele morresse na cruz, assim como era inevitável a morte de Kennedy, Martin Luther King, etc.

Cada um deve escolher a sua cruz, e quanto mais fugir, mais estará com ela.

Ironicamente, a cruz, sinônimo da morte, tornou-se o sinônimo da vida eterna. Essa é apenas uma das milhares de milhões de curiosidades sobre a cultura judaico-cristã.

ABS

Jânio disse...

Olá Clube Patriarcas:

Eu nunca excluo nada, a não ser que falte com o respeito.

Eu notei que estava faltando algo nesse texto, mas eu não me lembrava, pena que você também não lembrou.

... mas poderia ser pior, caso você excluísse.

Obs: Eu não busco o fundamentalismo e a evolução da sociedade é inevitável, por isso, torna-se muito importante a atenção com nossas responsabilidades.

ABS

Jânio disse...

Evan:

Dura crítica mas, pela importância que Bíblia tem, sempre será-bem vinda.

O homem encontra-se num momento muito delicado: Muitos dizem que é a nova Idade Média, outros afirmam que é um salto no conhecimento. A realidade é que chegou a hora de levantar e andar e o ser humano não sabe o que fazer, simplesmente porque não conhece suas responsabilidades, e não tem um bom apoio.

Aqueles que querem andar, não tem pais, aqueles que tem pais, não querem andar.

ABS

Jânio disse...

Olá Xela:

Quem disse que eu fiz uma tradução?

Eu aprendi na prática, cometendo cada erro, exceto roubar. Mesmo assim, eu descobri que quando eu achava que estava errado, na verdade estava certo.

Por exemplo; Quantas pessoas estariam dispostas a sacrificar o próprio filho em nome de Deus. Não que Deus quisesse, mais era a úncia forma de provar.

Contudo, no final da vida, lá estamos, sozinhos com o criador. Mesmo depois de mortos, estaremos só com ele.

ABS

Anônimo disse...

Bom aprendeu oq na marra?? Sério mesmo que você acredita mesmo em religiões e seres de luz, que vão te salvar?? Faça me o favor né, raciocine e leia a história da religião e verá que o humano nunca adorou ninguém além dele mesmo. Para com esse papo que assim você está ajudando na regressão humana e intelectual das pessoas.

Sem mais.

Jânio disse...

OLá Anônimo:

Já faz algum tempo que eu não entro em uma igreja e acho até que eu tive sorte de não ser queimado na fogueira, mas ainda os respeito muito. Eu penso que os religiosos fazem a coisa certa, mas da maneira errada.

Cada vez que há discussões, agressões e guerras, estão fazendo a coisa errada.

Eu respeito também o seu ponto de vista e até concordaria com ele, mas já ocorreram tantas coisas estranhas e sem explicação em minha vida, que não dá para eu ficar impassível.

A religião e a ciência estão se aproximando rapidamente e não se espante se um dia eles disserem a mesma coisa.

Você não acredita na filosofia e na poesia? Fanatismo é um caso a parte.

ABS