terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As vendedoras de sonhos e pesadelos



A política oferece poucas opções para alimentar os nossos sonhos e ideologias e, nesse mundo domesticado, perdemos nossa liberdade e capacidade de lutar.

As quatro das cinco maiores redes de TVs do país, tem uma história obscura e impublicável, mas apenas sob o ponto de vista ético. Sob o ponto de vista empresarial ou político, tornaram-se bons exemplos de sucesso.

A Rede Globo, que teve suas estratégias questionadas no documentário "Muito mais que um cidadão Kane", documentário que pode ser facilmente encontrado em buscadores de vídeo como o Filestube, parecia ter chegado ao fim de suas tramas diabólicas, mas o escândalo da CBF mostrou que ainda há muita sujeira embaixo do tapete e que essa rede conhece o destino do dinheiro público.

Leonel Brizola ficou famoso ao humilhar essa Rede famosa em todo mundo, e que possui a habilidade de anestesiar o cérebro das pessoas, transformando todos os telespectadores em zumbis, passando a ideia de que nada está errado. Isso deu certo durante mais de cinquenta anos e passou a ideia de sucesso, enquanto os EUA dominavam o resto do planeta.

Como a prostituição dos ricos é muito sutil, a vitória da esquerda pegou a rede de surpresa. O escândalo da "Privataria Tucana" não está sendo comentado, assim como não estão sendo comentados outros escândalos que ganharam as manchetes nos últimos anos.

Esse comportamento me faz pensar que o sistema funciona de maneira bem mais interessante do que eu pensava, por exemplo, nem todos os participantes do jogo político tem força de decisão, também não sabem das estratégias e nem conhecem os segredos sujos do sistema.

Isso poderia explicar o porque de, aos olhos de pobres mortais, todas as mídias de massa parecerem estar compradas.

Todas as mídias de massa são compradas, sim, mas nem todas tem a mesma força política, nem conhecem a forma correta de lavar dinheiro.

Eu tenho notado a dificuldade que a esquerda tem em lavar dinheiro e seu desconhecimento sobre as práticas do crime globalizado, como contratos de confiança, nomes fictício, laranjas e a migração de capitais para infernos fiscais.

Enquanto isso, os jornais dessas grandes redes apresentam uma fachada criada para enganar as pessoas que trabalham a vida toda e não conseguem comprar sequer uma casa.

Recentemente, o Grupo Sílvio Santos, dono de uma das maiores redes de tv do país, ganhou destaque nas manchetes dos jornais, com um financiamento fraudulento de quatro bilhões e meio de reais, ao mesmo tempo, um novela política era oferecida aos seus telespectadores.

O empresário mais conhecido do grupo, Sílvio Santos, chegou a dizer que venderia tudo, essa era a melhor forma de lavar todo o dinheiro e desaparecer da mídia, mas nem foi preciso. Parece que a mídia tem memória curta, ou rabo preso, poque tudo foi esquecido muito rapidamente.

A antiga Rede Manchete faliu e, junto com a falência, vieram os escândalos. Nunca se viu tantos empresários querendo comprar uma empresa falida, passando de presidente da república, pastor de igreja - Edir Macedo em início de carreira - empresários - de novo o Grupo Sílvio Santos.

Do outro estava a poderosa Rede Globo - é, meus amigos, ela de novo - fazendo papel de santa e denunciando esquemas criminosos, esquemas que ela conhecia muito bem.

Resultado: Ninguém levou nada. Na época a mídia divulgou que um empresário estrangeiro havia comprado a Rede Manchete e tudo foi esquecido. Mais tarde o país conheceria um novo grupo empresarial, bilionários que ninguém sabe de onde vieram, apresentando-se como os novos donos da rede.

Os novos bilionários estão na moda, no Brasil, difícil é conhecer suas histórias de sucesso, o que se sabe é que, quase sempre, estão ligados à política.

A Rede Record fecha  a lista das vendedoras de sonhos, mostrando como é fácil ficar rico no Brasil, principalmente para quem leva uma vida fácil de viver.

Marginais que assaltam bancos, nem imaginam como seria mais fácil ganhar a vida de outra maneira, ou talvez saibam, talvez seja assim que tudo comece. Também dá para começar a vida com a ajuda de deus, um deus com d minúsculo e que pode até ser confundido com o Todo Poderoso, mas que não é o mesmo.

O grande problema da política é que não há lugar para todos, é a classe mais elitizada do mundo. Com uma estatística de cerca de mil por um - número hipotético  - é uma classe mais inacessível que elite dos intelectuais brasileiros, cursos de faculdade de ponta, com números hipotéticos de cerca de 150 por 1.

Assistindo a uma dessas quatro emissoras, eu vi um apresentador - os apresentadores estão entre os mais bem pagos do país, fazem parte do grupo de novos bilionários, alguns fecham até praias particulares, ou ilhas, iguaizinhos a família Sarney - dizendo palavras bonitas e inspiradoras como: "É isso que é bonito, um exemplo de criatividade para quem não sabe se virar e fica reclamando da vida".

Eu quase chorei, e meu coração bateu mais forte... de mágoa.

... enquanto isso, na única emissora fora desse grupo, entre as cinco maiores, num programa de fofoca, a apresentadora deixava escapar "em Miami está cheio de brasileiros famosos, fazendo programa".

Notem que a apresentadora de programa não estava falando em programa de televisão...

By Jânio

8 comentários:

jotapeh9907 disse...

Janio Ferreira tem uma visão crítica, bem próxima ao meu ponto de vista acerca do poder de influência da mídia brasileira. É impressionante os resultados das suas ações em favor ou desfavor de determinadas situações. O povo, de maneira geral, não se ocupam da tarefa de analisar isentamente cada situação vivida. Geralmente os que têm visão própria não fazem muita diferença e a mídia sempre manipulando situações escandalosas

Jânio disse...

Olá Jotapeh9907

Muito bom seu comentário!

A internet tem contribuído muito na divulgação das verdadeiras verdades,
mas as verdades batizadas das mídias de massa ainda tem atrapalhado muito os movimentos pro-mudanças.

Espero que as pessoas deem mais valor a internet, e parem de relaxar a mente, enquanto descansam o corpo no sofá, em frente a TV, esses seres malignos e causadores de tantas desgraças.

ABS

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você. Falam que vivemos em uma época da qual temos "liberdade", mas a verdade é que as mídias são quem nos escraviza e o pior é que aceitamos sem ao menos questionar "Por quê?". Parabéns pelo post.

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, é isso aí,mas diante dessa realidade o que poderiamos fazer para mudar isso tudo e dar uma reviravolta numa situação que já dura décadas? O que?

Jânio disse...

Olá Anônimo1:

Infelizmente é isso, pior, até quem tem autocrítica pode perdê-la, depois de seis meses assistindo novelas, ou com a mente preguiçosa assistindo brincadeiras estúpidas.

Que venha a democratização da internet, inclusão digital ou seja lá como isso se chame, enquanto isso, temos que repassar informações para quem pensa que o computador foi inventado só para jogar rsrsrs

ABS

Jânio disse...

Olá Anônimo 2:

Eu penso que mais cedo ou mais tarde, teremos de participar mais, através de Ongs, não essas grandes ONGs, mas as ONGs de bairro, teremos que começar a educar as crianças mais próximas.

Quando eu falo em educação, eu me refiro a educação cidadã, que é muito mais importante que a educação técnica, aquela que ninguém sabe para que serve.

Precisaremos ensinar as pessoas a deixar a TV de lado, ensinar que não é a internet que parece droga, é a TV.

Precisamos ensinar as pessoas a pensar por si só, sem necessariamente concordar conosco, podendo ter a sua opinião, inclusive convencendo-nos que estão mais certas.

ABS

Poesias disse...

Olá, parabéns pela visão crítica.

Mas permita-me discordar.

Acho que este papinho de esquerda já deu no saco.

Só não progride financeiramente no Brasil de hoje quem não quer trabalhar.

A manipulação suja é feita pela esquerda, pois é próprio de ideologias esquerdistas, e não de direita a total supressão dos direitos populares.

Direita é, sobre tudo, liberdade.

Infelizmente nossa política toda está suja, direita, esquerda, centro..aliás. isto é pura besteira,o que existe são apenas pessoas querendo tirar proveito para si próprio, pois assim é o ser humano.

A Globo é o que é pela sua qualidade e genialidade empresarial, não por suas mentiras e "pactos", se fosse assim as outras também seriam, aliás, você que escreve e eu tbem.

Jânio disse...

Olá Poesias:

Eu não sei o que você quis dizer com papinho de esquerda, mas eu posso lhe afirmar que não falo especificamente da Globo, apesar dessa ser a pior de todas.

Eu vou contar-lhe um história real, passada em minha vida.

Em minha pequena cidade, um grande empresário ganhou a eleição e fez grandes parcerias, liberou recursos diretamente de Brasília, sem intermédio de deputados e senadores.

Tudo o que ele fazia, ele cobrava, mas as pessoas estavam satisfeitas com ele. Um dia um amigo meu, que pensava exatamente como você, chegou para mim e disse:

- Será que você não vê o que esse homem faz? Ele constrói, administra e é um dos melhores prefeitos da história.

Eu lhe disse:

...e eu te digo, o hospital está abandonado, mas os ricos não dependem dele para sobreviver. Quando o Senhor precisar de um hospital urgente, verá que nem os ricos estão protegidos.

Foi o que aconteceu, quando ele teve um ataque cardíaco e precisou de hospital urgente. Nem ele esperava que um dia passaria pela mesma situação do pobre.

Qualquer pessoa que defenda a Globo, ou não sabe o que fala, ou está muito mal informada. Nem seus próprios funcionários a defendem, com exceção daqueles que ganham acima de um milhão.

O voto da saúde é o mais caro, ao lado do voto do transporte e da geração de empregos, por isso nunca é lembrado pelos corruptos de esquerda, direita, etc.

ABS