quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estados Unidos querem controlar a internet



Enquanto os políticos brasileiros se esforçam para aprovar a lei de controle da internet, nos EUA não é diferente.

Os americanos estão com o projeto de lei SOPA (Stop Online Piracy Act), que se aprovado poderá tirar qualquer site do ar, sem a necessidade de processo judicial.

No Brasil, tem-se argumentado muito sobre esse tema, até a pedofilia tem entrado na discussão, mas até agora não convenceu não.

Os políticos ignoram a democracia promovida pela internet e, além disso, esquecem a responsabilidade dos gerentes de servidores.

Os internautas podem policiar os sites que visitam, assim como denunciar aqueles que estão infringindo a lei, para que a polícia tome as medidas necessárias.

A própria polícia federal tem afirmado ser impossível cometer um crime na rede, sem deixar rastro, isso mostra que essa lei arbitrária só serviria a interesses obscuros. Segundo comentários, o governo está preocupado com a liberdade da internet e com as consequências que isso está provocando no sistema político.

Até as mídias de massa e os grandes portais, estão tendo de se adaptar ao sistema de informação em tempo real, isso tem proporcionado uma informação rápida e de qualidade, impossibilitando que tais notícias sejam maquiadas antes de chegar ao leitor.

A imparcialidade também é outra característica considerável na internet, o que deixa os analistas políticos perdidos e sem controle de coisa alguma.

Em várias eleições, bastou uma estratégia, acompanhada do monopólio da comunicação, para que um novo candidato tivesse sua vitória assegurada, nem as pesquisas foram poupadas, o que dificilmente voltará a acontecer, enquanto todas as pessoas estiverem participando ativamente, através da rede.

A questão dos direitos autorais, o que supostamente estaria mobilizando os políticos a criarem tal projeto, é muito complexa e não poderia ser tratado como eles sugerem que seja.

Isso nos lembra da questão da privacidade, que sempre atormentou quem usa a rede. Seria preciso muita ingenuidade para achar que não estamos sendo observados na internet.

A grande verdade é que os EUA não poderiam aprovar tal lei, antes de promovê-la por todo o mundo. A sua aprovação apenas nos EUA, provocaria uma reação dos povos que são contrários a ela.

Muita gente seria prejudicada, já que as melhores plataformas de blogs estão nos Estados Unidos.

Executivos das maiores empresas da internet reagiram muito mal, ao saberem do projeto, principalmente do criador da Google, que afirmou estar decepcionado ao saber que a maio ameaça a liberdade, vem de seu próprio país.

O criador da Wikipedia ameaçou tirar o site do ar, caso a tal lei seja aprovada.

Se aprovado tal projeto de lei, várias áreas poderiam ter seu desenvolvimento comprometidos. Além da informação em tempo real e imparcial, a educação e o comércio seriam apenas a ponta do iceberg.

Milhões de assinaturas contra essa censura foram recolhidas nos Estados Unidos, com o Slogan "Vamos salvar a Internet", e o slogam não somente força de expressão, a verdade está em risco.

Com a adoção de tal medida, os EUA desceriam ao nível do Iran e China, na questão da liberdade de expressão, segundo Serguei Brin, criador da Google.

Fonte: Wikipedia


A política torta do Brasil

Eu não acredito em teoria da conspiração

Mortes misteriosas de celebridades

Presidentes do Brasil

A história de José Sarney

PT acerta o próprio pé

Políticos com problemas na justiça

O massacre do sítio caldeirão

A crise da PPP

Ficha Limpa

Trinta anos de escândalos no Brasil

Texto: By Jânio

9 comentários:

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amigo JÂNIO:
Mais uma excelente notícia com uma análise e tanto.
Eu acho muito interessante isso. Em tudo eles querem meter o dedo. A única coisa que está salvando os EUA é o poderio militar, porque hoje, é uma nação falida. Um país que mata presidente da republica a bala e tem a petulância se autonomear um país democrático é brincadeira. Então eles não têm essa moral quanto alardeiam. Depois, mesmo se conseguissem seria uma ação temporária. Aí a China, Rússia ou Índia entrariam no game e abririam uma de suas aldeias e daria guarida a todos os servidores do mundo e ainda os premiariam com incentivos fiscais.
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON COSTA.

Jânio disse...

Olá Lison:

Estamos atravessando um momento delicado, principalmente porque a tal crise só está afetando os países ricos, ou seja, a concorrência está afetando o seu controle e parece que nenhum figurão quer ceder.

No caso da internet também é muito interessante, Os EUA estão numa corrida contra o tempo, para convencer outros países a aderirem ao sistema de controle da rede.

O problema é que chegaram um pouco tarde, ninguém está afim de abrir mão de seus direitos.

ABS

Ciro disse...

E alguém esperava algo mais do Tio Sam?

Jãnio disse...

Infelizmente, não, mas eles não vão ter moleza nessa conspiração, não.

rodrigov8ao disse...

gente vcs são bobos?, os EUA já tomam conta da tua vida faz tempo, o que eles querem é acabar com a pirataria que esta quebrando hollywood e por consequência o estado da Califórnia, eles não vão prejudicar ninguém que não tenha o que temer, agora se vc contribui com isso tem que temer sim, pois ninguém ganha dos caras, vai bater de frente com os EUA.

Jânio disse...

... Além disso tem o maior exército, maior economia (ainda). Não, eles ainda não caíram.

Pelo tamanho do território, quantidade de estrangeiros e uma recessão iminente, e tenho muito medo, afinal, a China não é nenhum paizinho de terceiro mundo. A China é um super país de terceiro mundo, um país que pode engrossar para cima deles.

Caso isso ocorra, não a guerra armada, somente a guerra econômica, eu quero ver o que farão nossos covardes políticos. Eu acho que dessa vez eles irão cair de cima do muro rs

ABS

Cond_Master disse...

EUA é desgretado... nós os Anonymous já estamos com vários fóruns com esse mesmo tema... e não só os participantes dos Anonymous como todos os usuários de internet q acompanham e apoiam a liberdade estão juntando forças... Hackers e Crackers todos os que sempre foram rivais estão dando as mãos... Estamos todos unidos para fazer pagarem. Pois informação deve ser publica e aberta a todos... Nós e todos os outros que querem o mesmo que agente estão fazendo oque podem... Seja Protestando verbalmente quanto tecnologicamente... E nós os Anonymous pedimos que chamem todos e repassem essa mensagem a todos que apoiam nossa meta... Já deixamos aviso a Sony e não vai ser só ela... Todos que são Hackers, Crackers, Lammers e o resto da população toda que estiver com agente procure um forum, blog, site, e qualquer coisa nossa que fale sobre a SOPA e nos ajudem a lutar contra a privação de informações...
(ass:Cond_Master® - Anonymous)

Jãnio disse...

Olá:

A guerra começou, e os chamados países democráticos de fachada terão que engolir suas teorias porque não adianta falar em democracia e elitizar e concentrar capitais.

Felizmente, para a nossa sorte, a internet pôde promover o conceito de democracia bem antes que os capitalistas de infernos fiscais pudessem sequer imaginar a força dessa tecnologia.

Eu sempre digo: Muito cuidado com os hackers, vocês não sabem com quem estão brincando. Não basta bloquear a internet, pois a tecnologia hacker não está restrita a internet.

ABS

Cond_Master disse...

To contigo e não abro. Como eu disse no meu post Hackers e Crackers estão dando as mãos pois não vamos deixar eles tirar oque já é nosso... Eu sou 1 Hacker e como tal não fico invadindo e fodendo servidores atoa... E c você é como eu, peço que ajude na guerra... Seja Cracker ou Hacker estamos juntos nessa... A internet é nossa e não vamos deixar eles tira-la de nós... É GUERRAAAAAAAAAA!!!
TODOS JUNTOS PROTESTANDO DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS... ELES NÃO VÃO TER MAIS SOSSEGO...

(ass:Cond_Master - Anonymous)