sexta-feira, 20 de maio de 2011

O fim do império americano




Antes da operação que resultou no assassinato mais caro da história, Barack Obama enfrentava queda de sua popularidade, talvez até por isso ninguém tenha acreditado na morte de Osama Bin Laden.

Desde a época do ataque de onze de setembro, o governo norte-americano falava da impossibilidade de sobrevivência de Osama Bin Laden. Na época, o governo dos EUA afirmava que Bin Laden teria problemas sérios de saúde nos rins, devido ao fato de ter passado a vida em campos de batalha, boa parte desse tempo como aliado dos Estados Unidos, fato que tornaria a sua sobrevivência impossível.

Diante desses fatos ficou uma grande questão, ou os EUA estariam mentindo antes, ou estão mentindo agora. O motivo da mentira, evidentemente, seria para alavancar a popularidade de Barack Obama para a próxima eleição, uma estratégia um pouco menos desastrosa que os governos anteriores, mesmo assim incompatível com os novos tempos.

Depois da operação que matou Bin Laden, Obama teve um aumento em sua popularidade, mas a crise econômica impossibilitou que esse aumento se mantivesse por muito tempo. É justamente no setor econômico que Obama enfrenta seu maior problema com popularidade.

A economia precisa de dados concretos, para acalmar os empresários, e a realidade mostra dados desagradáveis para esse grupo de pessoas bem informadas.

Apesar disso, Obama também não tem adversários, os republicanos ainda não se recuperaram de suas decisões mal pensadas, ou pensadas demais mas de maneira discutível.

As próximas eleições americanas poderão trazer resultados nunca esperados pela democracia, mostrando que a verdadeira democracia deve controlar o capitalismo e não o contrário.

É claro que estamos falando dos EUA. No Brasil enfrentamos uma situação bem diferente, aqui o passado está apenas começando.

O Brasil começa a sentir o gosto do capitalismo, apoiado pelo socialismo capitalista chinês e com uma oposição que entende mais de acordões do que de política.

Mesmo na política externa, Barack Obama não tem onde se apoiar. Os emergentes trazem enraizadas em suas tradições anti-sociais as marcas da miséria, tendo como símbolo a ditadura da China.

No Oriente Médio, as quedas dos ditadores do Egito e Tunísia, motivando outros movimentos populares na Líbia, Bahrein, Síria, Iêmen e Jordânia, mostram o fim do império americano.

Em minha modesta opinião, os novos tempos exigem mudanças rápidas.

As mudanças rápidas só seriam possíveis se as decisões fossem tomadas baseadas na lógica, independente de manipulação e interesse.

Resumindo: Está na hora da elite abandonar os ossos e a caveira, promoverem novas organizações populares, transparentes. Lembrando que, normalmente, quanto menores as orgs, maior será sua representatividade democrática.

Veja os números de Obama:

Quarenta e cinco por cento dos norte-americanos acreditam na reeleição de Obama.

A aprovação do presidente dos EUA, depois do assassinato mais caro da história, ficou em 49 por cento.

Apenas 34% acreditam em sua gestão econômica.

Gallup - aprovação de Obama era de 46%.

By Jânio

10 comentários:

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amigo Jânio:
Mais uma ótima análise.
Valeu a pena conferir!
Parabéns pela excelente matéria!
Abraços fraternos,
LISON.

Jânio disse...

Olá Lison:

Agradeço a força de sempre e peço desculpas pela imagem forte, mas foi difícil evitá-la.

Cada guerra é um pesadelo, felizmente isso está acabando.


ABS

Anônimo disse...

Pessoal reclama do capitalismo, mas não reclama de tudo de bom q ele proveu.

Acorda gente, capitalismo foi o unico sistema que conseguiu tirar a maior parte da população mundial da pobreza.

Eles são os maiores defensores da democracia, ou querem comparar com o brasil?

Janio disse...

Eu ainda acho que a maior parte do mundo é pobre. O Capitalismo foi muito bom para o G7, agora eles estão fazendo acordos com a China socialista, mostrando para que serve o Socialismo.

A China vai usar a mesma arma que eles usaram para dar o troco, felizmente o Brasil está fora do furacão - ou será que está?

ABS

Anônimo disse...

"socialismo capitalismo chinês". De onde tirou isso?
A China sobrevivie graças a abertura para o capitalismo no sul do país. Aliás Obama como todos outros presidentes caíram nas pesquisas porque isso é normal por lá. Começam bem nas pesquisas e terminam mal.
Agora entre o imperialismo dos EUA ou da China´, Rússia ou Irã, qual é preferível?
A que dá liberdade ou impõe a falta dela?

Thiago disse...

Entao meu caro Janio, para que serve o Socialismo!?

É mais uma coisa que no papel funciona, mas no mundo real nao...
O ser humano sempre foi e sempre será capitalista, no sentido de acumular riquezas e ou poder, ele é invejoso, nao gosta de ver que outro tem mais ou algo melhor que ele...

Acho q é por isso que o Capitalismo esta funcionando...

Tirando este seu ultimo comentario, o resto está show de bola!
parabens!

Jãnio disse...

Anônimo:

Nem um e nem outro.

Entre o passado e o presente, eu escolho o futuro. No futuro, visto as transformações atuais, não haverá tempo para planejar conspirações e manipulações, valerá a lógica.

na dúvida, deveremos fazer o que é certo.

ABS

Jânio disse...

Olá Thiago:

Vamos mudar para comunismo socialista/capitalista, fica melhor rsrsrs

O socialismo já faliu a muito tempo, provando que comunismo só funciona no papel.

O Capitalismo está em seus últimos dias. O que restará será uma pergunta: Será que demoramos demais para idealizar um novo sistem ou será que os sistemas são apenas uma maneira de manipulação, restando as idéias?

Talvez seja isso, entre o sonho e a realidade, será melhor viver a realidade se esquecer os ideais sonhados.

ABS

Jânio disse...

Olá Thiago:

Vamos mudar para comunismo socialista/capitalista, fica melhor rsrsrs

O socialismo já faliu a muito tempo, provando que comunismo só funciona no papel.

O Capitalismo está em seus últimos dias. O que restará será uma pergunta: Será que demoramos demais para idealizar um novo sistem ou será que os sistemas são apenas uma maneira de manipulação, restando as idéias?

Talvez seja isso, entre o sonho e a realidade, será melhor viver a realidade se esquecer os ideais sonhados.

ABS

jânio disse...

sem esquecer os ideais sonhados.